Na antevisão do jogo do F. C. Porto em Penafiel, marcado para este sábado, o treinador dos dragões comentou a recente gala do centenário da Federação Portuguesa de Futebol e disse que alguém se esqueceu de Pinto da Costa...
Corpo do artigo
Julen Lopetegui afirmou que o futebol português tem muitos motivos para festejar, devido ao nível apresentado por figuras como Ronaldo, Figo, Eusébio, José Mourinho ou Pedro Proença, mas entende que não foi feita justiça ao líder do F. C. Porto na cerimónia realizada esta semana. "Não há no Mundo um presidente com tantos títulos e isso devia ser motivo de orgulho para todos os portugueses", referiu o técnico basco, mencionando José Maria Pedroto como outro nome esquecido pela FPF.
Sobre a partida com o Penafiel, que fechará para os dragões a primeira volta do campeonato, Lopetegui não fugiu ao discurso habitual. "O Penafiel tem um treinador que conhece muito bem o F. C. Porto. Espero muitas dificuldades. Olhamos para este adversário como todos os outros. O jogo começa 0-0", referiu, sem dar demasiada importância ao facto de a equipa portista jogar antes do Benfica esta semana: "Vencer cada jogo é o objetivo. Às vezes jogamos antes do Benfica, outras vezes jogamos depois. Temos de ter a máxima concentração para somar os três pontos".
O treinador insistiu que "o campeonato é muito longo", na resposta à questão relacionada com a diferença para o Benfica, que não diminuiu nas últimas semanas, apesar dos três triunfos seguidos dos portistas na Liga: "Vamos continuar a tentar, abstraindo-nos do resto. Primeiro temos de ganhar em Penafiel e depois pensaremos no jogo seguinte, mas é um facto que estamos tristes por não termos os pontos que entendemos que devíamos ter e os adeptos também estão tristes com a nossa pontuação".
Na convocatória para o jogo deste sábado, relativamente à partida da Taça da Liga com o União da Madeira, entram Fabiano, Danilo, Indi, Casemiro, Herrera e Tello, saindo Helton, Reyes, Ángel, Rúben Neves, Gonçalo Paciência e Ivo Rodrigues.