O espanhol Jorge Lorenzo (Yamanha) impôs-se este domingo ao seu compatriota Marc Márquez (Honda) no Grande Prémio do Japão, ao "roubar-lhe" cinco pontos no circuito de Motegi, com a luta pelo título do Mundial de MotoGP a seguir para Valência.
Corpo do artigo
O triunfo deste domingo permitiu a Lorenzo reduzir a sua desvantagem para 13 pontos face a Marquez no campeonato mundial antes da derradeira prova da temporada, a ter lugar no circuito espanhol de Valência, a 10 de novembro.
O piloto da Yamanha, que conquistou a sua sétima vitória de 2013, foi mais rápido do que a dupla de compatriotas da Honda (Marc Márquez e Dani Pedrosa), ao cumprir as voltas do circuito de Motegi em 42.34,291 minutos.
Campeão mundial em título, Lorenzo, que partiu da "pole", conseguiu garantir assim que a luta pelo título mundial segue para a última prova da temporada, um feito que acontece pela primeira vez desde 2006.
Depois do Grande Prémio do Japão, Márquez continua na liderança, com 318 pontos, seguido de perto por Lorenzo (305) e por Pedrosa (280).
Miguel Oliveira Moto3 em quarto lugar
O piloto português Miguel Oliveira (Mahindra) terminou em 4.º lugar no Grande Prémio do Japão de Moto3, depois de ter largado do 18.º lugar da 'grelha', numa corrida ganha por Alex Márquez que conquistou a primeira vitória da carreira.
O espanhol Alex Márquez (KTM) gastou 39.45,953 minutos para cumprir as 20 voltas do circuito de Motegi, numa corrida repleta de surpresas, já que os candidatos ao título mundial da modalidade Luís Salom e Alex Rins (ambos KTM) sofreram quedas antes de o seu compatriota se impor a Maverick Viñales (KTM) por apenas dois centésimos de segundo.
O alemão Jonas Folger (KTM) subiu ao terceiro lugar do pódio, seguido do piloto português, que foi 15 segundos mais lento do que o vencedor da 16.ª e penúltima prova do mundial da modalidade.
O Mundial de Moto3 vai ser decidido em Valência dentro de duas semanas, na última corrida, para a qual Salom parte na frente da classificação com 300 pontos, seguido de Viñales (298) e de Rins (295).