Com meia hora inicial de luxo, Portugal torna fácil jogo tido como de dificuldade média. Bis de CR7 acelera liderança lusa no Grupo J do Europeu.
Corpo do artigo
Numa noite fria e chuvosa no Grão Ducado, a atmosfera na seleção portuguesa foi além da lufada de ar fresco que Cristiano Ronaldo já anunciara, ao proclamar o virar de página na equipa das quinas. Portugal, que na quinta-feira goleara o Liechtenstein (4-0), aplicou uma receita superior (6-0) e inédita na visita ao Luxemburgo, passando a somar seis pontos na fase de qualificação do Euro2024 e assumindo, com mérito, a liderança isolada do Grupo J.
Com uma entrada fortíssima, Portugal, que apresentou três novidades no onze inicial todas no setor defensivo, resolveu o jogo na primeira meia hora, fase em que apontou quatro golos sem resposta, desmontando um opositor com queda para os empates, mas que desta vez não foi capaz de alimentar a esperança.
16076595
A tal lufada de ar deu lugar a um autêntico furacão lusitano, num triunfo com números justos e que acima de tudo refletem uma primeira parte de grande nível de Portugal. Depois, na segunda metade, o Luxemburgo atenuou a entrada em falso, mas as melhorias relativas da seleção do Principado acabaram por ser controladas por Portugal, que juntou mais dois golos às contas finais do encontro.
Inspirada e muito eficaz, a equipa das quinas entrou a todo o gás e foi para o intervalo a vencer tranquilamente por 4-0, com um bis de Cristiano Ronaldo e golos de João Félix e Bernardo Silva, estes dois últimos de cabeça. O novo selecionador português até fez algumas mexidas no segundo tempo, mas nem por isso Portugal perdeu qualidade. Rafael Leão e Otávio, este num golpe de cabeça dois minutos após ter entrado, foram lançados no decorrer do desafio e ainda dilataram o resultado. O passeio luso pelo Luxemburgo, onde ainda há dois anos Portugal estivera a perder e sentira dificuldades para ali vencer (3-1), meteu golos para todos os gostos e até houve tempo para um penálti desperdiçado por Rafael Leão, a castigar uma falta cometida sobre o próprio avançado do Milan.
16076907
Com o objetivo de alcançar o apuramento direto para a fase final do Euro2024, situação que premiará os dois primeiros classificados do agrupamento, Portugal fez algo que parece simples - vencer Liechenstein e Luxemburgo, nos dois primeiros jogos de qualificação - mas havia já 29 anos que não somava seis pontos a abrir as qualificações do Europeu.
Mais: Novo bis de CR7, na qualificação do Euro2024, a bater recordes e sempre motivado. Bernardo Silva marca e assiste, tal como Rafael Leão. A solidez portuguesa.
Menos: Falhanço tático do Luxemburgo, com a defesa a três a acumular erros, mesmo após a mudança estrutural. Ataque local inofensivo, em grande parte do encontro.
Árbitro: Dúvidas em eventual falta atacante de Nuno Mendes, no primeiro golo luso. Bem no penálti sobre Rafael Leão.