O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, foi suspenso por 45 dias, na sequência das declarações após a partida com o Sporting, da 11.ª jornada da Liga, informou o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
Corpo do artigo
De acordo com comunicado, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu, na sequência de uma participação do Sporting, "sancionar o Sr. Luís Filipe Ferreira Vieira (Titular da Licença n.º 1408), Presidente do Conselho de Administração da 'Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD', com a pena de 45 (quarenta e cinco) dias de suspensão para o exercício das suas funções no âmbito das competições desportivas e multa de 2500 euros".
Esta decisão é baseada na "prática das infrações disciplinares previstas e punidas pelos artigos 5.º, n.º 2 - 'Deveres e obrigações gerais' - e 109º, n.º 1 - 'Da Lesão da honra e reputação [dirigente]'" do Regulamento Disciplinar da Liga de clubes, na sequência de afirmações proferidas no final do jogo Benfica - Sporting, da 11.ª jornada da Liga portuguesa, realizado a 26 de novembro de 2011.
O jogo entre "águias" e "leões" ficou marcado pela estreia da caixa de segurança do Estádio da Luz, incendiada no final por adeptos do Sporting.
Após o jogo, o Benfica acusou os dirigentes do Sporting por palavras e atos irresponsáveis, tendo o presidente "leonino", Godinho Lopes, dito que ocorreram graves incidentes no acesso aos balneários.