Luís Pinto, treinador do V. Guimarães: "Temos essa responsabilidade de ter esta fome competitiva"
Luís Pinto sente o grupo a crescer e com "fome competitiva". Na antevisão ao jogo de amanhã (15.30 horas, Sport tV1), com o Alverca, da sétima jornada da Liga, o treinador vitoriano revê as palavras do presidente no seu atual grupo de trabalho.
Corpo do artigo
Treinador projetou o jogo de amanhã com o Alverca com confiança, elogiando o crescimento notório nas últimas jornadas. O treinador, que não poderá estar no banco, não faz drama pela ausência e falou ainda da lesão de Gustavo Silva.
Luís Pinto sente o grupo a crescer e com "fome competitiva". Na antevisão ao jogo de amanhã (15h30, Sport tv1), com o Alverca, da sétima jornada da Liga, o treinador vitoriano revê as palavras do presidente no seu atual grupo de trabalho.
"Os fechos dos mercados trazem estabilidade. O mais importante é olhar para dentro e ver essa fome competitiva no grupo. É uma forma muito boa de olharmos para as coisas. Traz-nos responsabilidade. Para representar este clube temos de ter a capacidade de querer vencer e dar sempre mais. Temos essa responsabilidade de ter esta fome competitiva, tem de ser esse o nosso ADN. O grupo quer muito crescer e conquistar coisas para o clube. Estamos satisfeitos", disse.
Expulso no dérbi com o Sp. Braga, Luís Pinto não estará presente no banco. O treinador não faz drama, revelando confiança no seu grupo.
"Há confiança na equipa técnica, quer pela parte humana, quer pelos profissionais que são. Temos confiança nos jogadores e naquilo que trabalhamos. Quanto menos interferência do treinador no jogo, melhor. Tenho confiança em quem comigo trabalha. O trabalho de preparação foi feito durante a semana, agora é dar autonomia e transmitir confiança em quem já está".
Com quatro pontos conquistados nas duas últimas jornadas, Luís Pinto pretende dar continuidade ao processo de crescimento no Ribatejo.
"Podemos esperar um Vitória, acima de tudo, a querer dar passos sólidos no processo e crescimento da equipa, e sempre com o objetivo de vencer na cabeça. E a perceber aquilo que temos conseguido conquistar a nível de estar em campo, na forma positiva e corajosa como temos estado em campo, e procurar colocar isso no jogo com o Alverca".
O Alverca é um velho conhecido do treinador, mas com mudanças significativas na presente temporada. No entanto, as capacidades do adversário estão identificadas.
"É um clube que tem tentado ter um crescimento sustentado, que contratou muitos jogadores. A sua forma de estar e de jogar já tem muita identidade do Custódio. Esperamos uma equipa com qualidade ofensiva nos momentos em que tem bola, sempre com olho na baliza adversária, com um posicionamento defensivo com muita gente atrás da linha da bola. Temos de ter capacidade para desmontar isso".
Gustavo Silva é baixa para os próximos meses e será submetido a uma cirurgia. Triste pelo jogador, Luís Pinto diz ser uma oportunidade para jovens jogadores.
"Em primeiro lugar fico mais triste pelo Gustavo, porque é o maior prejudicado. Em segundo lugar, significa uma oportunidade para os jovens que estão a aparecer. No futebol é sempre preciso trabalhar no máximo porque as oportunidades aparecem quando não se está à espera. Quem entrar na posição dele vai dar resposta. Tenho essa plena convicção", garantiu.
"A cirurgia será para breve, mas não tenho grandes informações sobre a data. Sei que a paragem é de quatro meses", acrescentou.