Estreia à vista na segunda competição da UEFA para 14 jogadores dos dragões.
Corpo do artigo
Mais acostumada a jogar na Champions do que na Liga Europa, a equipa portista volta a entrar em ação na segunda prova da hierarquia da UEFA, na quinta-feira, diante da Lazio, com mais de metade do plantel sem qualquer experiência na competição.
Dos 25 jogadores que compõem o elenco azul e branco, 14 nunca participaram na Liga Europa (Diogo Costa, Cláudio Ramos, João Mário, Fábio Cardoso, Zaidu, Vitinha, Grujic, Eustáquio, Fábio Vieira, Pepê, Taremi, Toni Martínez, Evanilson e Francisco Conceição), muitos dos quais poderão estrear-se no jogo com a equipa romana, já que fazem parte das opções habituais de Sérgio Conceição.
No plantel dos dragões, há oito jogadores que participaram na campanha portista na prova em 2019/20 (Marchesín, Pepe, Marcano, Mbemba, Manafá, Uribe, Otávio e Bruno Costa), concluída com uma eliminação nos 16 avos de final, aos pés do Bayer Leverkusen. Quanto a Rúben Semedo, Wendell e Galeno, têm experiência na prova ao serviço dos clubes que representaram antes de assinarem pelo F. C. Porto, ou seja, Olympiacos, Leverkusen e Braga, respetivamente.
Na partida com os "laziale", Conceição não pode contar com Manafá, lesionado, nem com os castigados Marchesín e Wendell (expulsos no jogo da Champions com o Atlético de Madrid) e perspetiva-se um onze inicial idêntico ou muito aproximado daquele que jogou o clássico da semana passada com o Sporting.
A dúvida reside no ataque, com Taremi, Pepê e Galeno como grandes candidatos à titularidade. No duelo com os leões, o iraniano jogou de início, descaído para o lado esquerdo, mas na segunda parte passou para o eixo, quando Galeno entrou para o flanco canhoto. Quanto a Pepê, começou no banco e foi lançado para fazer toda a ala direita.
Evanilson premiado e em busca de títulos
O F. C. Porto fez o pleno dos prémios da Liga relativos a janeiro. Depois de Diogo Costa (melhor guarda-redes) e Mbemba (melhor defesa), terça-feira foi a vez de Vitinha ser considerado o melhor médio do mês e Evanilson o melhor avançado. Em declarações à UEFA, o brasileiro afirmou que está a "viver o sonho" de jogar num grande clube da Europa e vai tentar ajudar a equipa no objetivo de "ganhar títulos".