A SAD do Benfica informou, nesta tarde de quarta-feira, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, que Matic foi vendido ao Chelsea, por 25 milhões de euros.O clube inglês confirmou a informação e anunciou que o contrato do jogador terá validade até 2019.
Corpo do artigo
Segundo o comunicado do Benfica enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o médio defensivo vai render ao clube português 25 milhões de euros, ou seja, metade da cláusula de rescisão fixada pelo emblema "encarnado", com o qual tinha contrato até junho de 2018.
O jogador de 25 anos, que chegou a Lisboa no início da época 2011/12 no âmbito da transferência do defesa brasileiro David Luiz para o clube da "Premier League", regressa agora ao Chelsea, no qual teve uma primeira passagem discreta, em 2009/10.
Depois de se ter lesionado no Europeu de sub-21 de 2009, o internacional sérvio alinhou em apenas três jogos com os "blues", sendo emprestado na época seguinte ao Vitesse, da Holanda, ao serviço do qual foi um dos jogadores mais utilizados.
No Benfica, Matic (1,94 m, 83 kg) tornou-se indiscutível do "onze" de Jorge Jesus a partir da saída do espanhol Javi Garcia para o Manchester City em agosto de 2012, e nessa época ainda fez 30 jogos em todas competições e marcou um golo.
Na temporada seguinte, Matic foi um dos principais elementos da equipa que perdeu a final da Liga Europa precisamente para o Chelsea. Em 2012/13, o sérvio alinhou em 47 jogos pelo Benfica e marcou cinco golos, sendo eleito jogador do ano na Liga portuguesa.
Um dos golos marcados, contra o FC Porto, foi candidato ao Prémio Puskas 2013, distinção da FIFA para o melhor golo do ano, que acabou por ser atribuído ao sueco Zlatan Ibrahimovic.
Na presente época, Matic leva um total de 22 encontros e três golos com a camisola "encarnada", tendo falhado apenas um dos 15 jogos do campeonato, liderado pelo Benfica. Na Liga dos Campeões, foi "totalista" nos seis jogos da fase de grupos, o que o impede de alinhar pelo Chelsea esta época na competição europeia.
Nascido a 1 de agosto de 1988, em Vrelo, Matic, que passou pelos escalões de formação do Estrela Vermelha e do Partizan de Belgrado, iniciou a sua carreira no FK Kolubara (2005-2007) e passou depois pelo MFK Kosice (2007-2009), despertando o interesse do Chelsea.