Mensagens contra Liga e autarca em edifícios de Arouca após adiamento do jogo com o F. C. Porto
Vários edifícios em Arouca, incluindo o da Câmara Municipal, foram vandalizados, na madrugada desta segunda-feira, com mensagens insultuosas dirigidos à presidente da autarquia, Margarida Belém.
Corpo do artigo
Os grafítis surgem em alegado protesto contra o adiamento do encontro entre o F. C. Arouca e os dragões, da 7.ª jornada da Liga Portuguesa. O jogo estava inicialmente agendado para 28 de setembro, mas foi reagendado para o dia seguinte devido à realização da Feira das Colheitas, um dos principais eventos da região.
Os atos de vandalismo mereceram condenação de forças políticas locais. O Chega Arouca classificou-os como "um atentado à dignidade das instituições democráticas" e sublinhou que "o recurso ao insulto, à ameaça velada ou à degradação do património urbano nunca pode ser aceite como forma de manifestação". O partido acrescentou ainda ser "inaceitável que mulheres em funções políticas e de liderança local sejam alvo de ataques pessoais e insultuosos".
Também a coligação Primeiro Arouca repudiou os grafítis, considerando-os "uma grave ofensa ao respeito devido às instituições e às pessoas". Em comunicado, defendeu que o vandalismo "representa uma tentativa inaceitável de intimidação" e exigiu que "os responsáveis sejam prontamente identificados e devidamente responsabilizados". As autoridades locais estão a investigar a autoria das inscrições.
Fotos: DR