Este é daqueles títulos que Sérgio Conceição, treinador, vai torcer o nariz. "Messi do Olival" é a alcunha que Francisco Conceição carrega desde que chegou à formação do F. C. Porto, há quatro anos, mas o técnico não gosta de rótulos.
Corpo do artigo
No último dérbi, Francisco Conceição entrou aos 77 minutos, cumprindo a estreia na Liga, com 18 anos, um mês e 30 dias, e agitou o jogo que acabou com um empate dramático (2-2) frente ao Boavista. O ala ganhou um penálti, que Sérgio Oliveira acabaria por falhar, e inventou a jogada que daria o 3-2 ao F. C. Porto, não fosse a intervenção do VAR.
O choro dos festejos com o pai deu depois lugar a uma grande frustração, mas a carreira de Francisco está agora a começar. Os primeiros passos foram dados no Anadia e Académica, perto de casa, mas sem estar inscrito oficialmente. Isso só aconteceu em 2011, no Sporting, depois de Aurélio Pereira ter tido conhecimento do talento que estava a nascer. Foi o coordenador da formação leonina que começou a tratar Francisco por "Messizinho".
Com saudades da família, o jogador acabaria por vir para o Porto e prosseguir a carreira no Padroense, por empréstimo do F. C. Porto. Seguiram-se dois anos na casa azul e branca, um no escalão sub-17 (27 jogos e 15 golos) e outro nos juniores A (22 jogos e cinco golos).
Com idade júnior, Francisco passou para a equipa B, somando 18 jogos e quatro golos na Liga 2, até ser chamado à equipa A. Por ainda não ter carta de condução, o jogador, que tem contrato até 2023, aproveita as boleias do irmão Rodrigo, que joga na equipa B.
"Miúdo diferente"
Francisco pode ser inscrito até 24 horas antes do jogo da Champions com a Juventus, da primeira mão dos oitavos de final. "Fico feliz por ele, é um miúdo fantástico. Numa gala dos Dragões de Ouro disse-me que tinha o sonho de jogar na equipa principal e seguir as pisadas do pai", conta, ao JN, Manuel Tulipa, que orientou Francisco, por duas épocas, nos sub-17. "É um jogador diferente, especial, que precisa de competir, ganhar. Está muito bem preparado, tem o ADN do pai, e não vai ter receio de nada", salienta o técnico.
Irmãos orgulhosos
Nas redes sociais, os irmãos Rodrigo, Moisés e Sérgio também espelharam o profundo orgulho pela estreia de Francisco. "Parabéns pela tua estreia, pequeno", salientou Moisés, que defende as cores do Rio Ave.
Três no boletim - Poucas horas após o dérbi, o plantel treinou, de manhã, no Olival. Mbaye (ginásio), Nanu (tratamento, ginásio e treino condicionado) e Marcano (treino integrado condicionado) fazem parte do boletim clínico.
Cuadrado é dúvida - O colombiano Juan Cuadrado sofreu uma lesão muscular na derrota (1-0) da Juventus com o Nápoles e está em dúvida para o Dragão. "Vamos levantar a cabeça e pensar na Champions", escreveu CR7, no Instagram.