Após as meias-finais das provas europeias de futebol, metade dos finalistas são equipas inglesas. E, pelo menos uma equipa britânica vai erguer o troféu, dado que a decisão da Liga Europa será entre Tottenham e Manchester United.
Corpo do artigo
O domínio inglês nas competições europeias de futebol voltou a acentuar-se nesta época, com o apuramento de três equipas para as finais das três provas de clubes. Se na competição principal - Liga dos Campeões - não terá representante, a presença de Inglaterra vai fazer-se sentir nas restantes provas, especialmente na Liga Europa, a segunda competição de maior importância.
A primeira final a ser disputada é a da Liga Europa, no próximo dia 21, em Bilbao, Espanha, entre o Manchester United e o Tottenham. Os "Diabos" são orientados por Ruben Amorim, que chega assim à primeira decisão europeia da carreira, num plantel onde atuam Bruno Fernandes e Diogo Dalot. Já os "Spurs" não têm lusos no plantel.
Depois, a 28 de maio, em Wroclawl, Polónia, o Bétis de Sevilha defrontará o Chelsea na final da Liga Conferência. No plantel da equipa espanhola estão os portugueses William Carvalho e Guilherme Fernandes, jogadores que na UEFA têm estado fora das opções.
Finalmente, no dia 31 deste mês, em Munique, Alemanha, disputa-se a final da Liga dos Campeões, entre o PSG e o Inter, a única decisão onde não há equipas inglesas. Na formação de Paris alinham os portugueses Vitinha, João Neves, Nuno Mendes, Gonçalo Ramos e Mouquet, enquanto o conjunto italiano não tem lusos no plantel.