O piloto português Miguel Oliveira (Suter Honda) foi, este domingo o terceiro classificado na corrida de Moto3 do Grande Prémio da Catalunha, subindo pela primeira vez ao pódio de uma prova do Mundial de motociclismo.
Corpo do artigo
Miguel Oliveira, que partiu da quinta posição da "grelha" no circuito de Montmeló, terminou atrás do espanhol Maverick Viñales (FTR Honda) e do alemão Sandro Cortese (KTM), que manteve a liderança do Mundial, com 87 pontos, mas sete do que o catalão, enquanto o português é o 11.º, com 27.
Viñales completou as 22 voltas da quinta prova do Mundial em 41.50,965 minutos, menos 7,7 segundos do que Cortese, ao passo que Miguel Oliveira cortou a meta praticamente colado ao alemão, a 7,8 segundos do vencedor, depois de uma intensa luta a oito pelo segundo lugar.
"Estou muito contente por mim e pela equipa. Penso que já merecíamos este resultado por tudo o que temos vindo a fazer desde o início da época", afirmou Miguel Oliveira, de 17 anos, que pontuou na primeira corrida da época, no Qatar, mas abandonou as três provas seguintes, incluindo no Estoril.
Detentor da "pole position", Viñales partiu mal, caindo para a terceira posição, atrás do francês Louis Rossi (FTR Honda) e do malaio Zulfahmi Khairuddin (KTM), mas à quarta volta assumiu a liderança e não mais a deixou até final, indiferente à luta que se desenrolou atrás de si.
Miguel Oliveira foi um dos protagonistas desse combate, com constante alteração de posições. O piloto de Almada chegou a rodar em oitavo, mas conseguiu subir cinco posições nas últimas quatro voltas para tornar-se o primeiro português a chegar ao pódio no Mundial de motociclismo de velocidade, depois de se ter estreado em 2011, na extinta categoria de 125 cc, que deu lugar ao moto 3.
"Não comecei da melhor forma. A dez voltas do final quase caí. Afastei-me um pouco do grupo da frente, mas depois comecei a ganhar terreno e a tentar reduzir ao máximo. As últimas voltas foram difíceis, mas deram os seus frutos. Estou muito feliz com o pódio", concluiu Miguel Oliveira.
O piloto luso só não foi capaz de ir travar Cortese, terminando à frente de Rossi e do também francês Alex Masbou (Honda). Até à oitava posição chegaram os espanhóis Alex Marquez (Suter Honda) e Hector Faubel (Kalex KTM) e Khairuddin.
O Grande Prémio da Grã-Bretanha, sexta prova do Mundial, disputa-se a 17 de junho, no circuito de Silverstone.