O piloto português Miguel Oliveira (KTM) qualificou-se este sábado na 12.ª posição para o Grande Prémio da Catalunha de MotoGP, oitava prova do Mundial de motociclismo de velocidade.
Corpo do artigo
Miguel Oliveira, que caiu no início da derradeira fase de qualificação, mas sem consequências físicas, fez a melhor volta sobre o final, com o tempo de 1.40,188 minutos, a 475 milésimos de segundo do autor da "pole position", o italiano Franco Morbidelli (Yamaha).
O piloto luso garantiu, pela manhã, o apuramento direto para a segunda fase da qualificação ao fazer o terceiro melhor tempo na terceira sessão de treinos livres.
O francês Fabio Quartararo (Yamaha) e o italiano Valentino Rossi (Yamaha), que cumpre em Barcelona o 350.º GP da carreira, completaram a primeira fila da grelha.
A qualificação de Miguel Oliveira acabou por ser prejudicada pela queda, que aconteceu logo na primeira volta lançada, deixando o piloto português com menos tempo para atacar uma boa posição na grelha de partida.
Piloto desapontado
"Esta manhã terminámos com sensações muito boas, mas, à tarde, as condições mudaram e já não me senti tão confortável com o pneu médio", explicou o piloto de Almada.
Miguel Oliveira admitiu ter perdido "um pouco de confiança" devido à queda sofrida no início da qualificação, na primeira volta lançada, o que significou "não melhorar o tempo da manhã".
"Estou um pouco desapontado, mas, amanhã [domingo] teremos uma longa corrida, que será muito difícil, pelo que espero fazer uma prova inteligente e chegar o mais próximo possível dos lugares da frente", concluiu o piloto da Tech3.
O GP da Catalunha disputa-se este domingo, a partir das 14 horas (de Lisboa).