Os dois golos apontados frente ao Famalicão permitiram a Rodrigo Mora tornar-se o melhor marcador da equipa no ano civil de 2025 e igualar um feito que não se via há 88 anos, com o criativo a receber a vénia de algumas referências do universo portista.
Corpo do artigo
Na temporada 1936/37, Guilherme Espírito Santo, extremo luso-angolano de apenas 17 anos do Benfica, marcou 17 golos em 14 jogos do campeonato e, desde então, nenhum outro menor de idade celebrou oito ou mais tentos na principal prova do calendário nacional.
É aqui que surge Mora a desafiar a história – só completa 18 anos no próximo dia 5 –, sendo que dos oito que marcou na Liga, cinco foram apontados nos últimos cinco jogos, o que lhe permitiu superar o registo de goleador de Samu em 2025, ficando apenas atrás do ponta de lança espanhol (22) e de Galeno (12) no total de golos marcados na presente temporada.
A qualidade dos golos frente ao Famalicão foi amplamente destacada nas redes sociais e até impressionou o antigo goleador dos dragões Radamel Falcao. “É isso mesmo, menino. Vamos”, escreveu o colombiano, enquanto Samu não esqueceu o “menino de ouro" com quem partilha o balneário e da Arábia Saudita chegou uma palavra de uma das principais referências azuis e brancas nos últimos anos. “Craque” foi a expressão utilizada por Otávio, médio que joga no Al Nassr.
Diogo Costa e Varela nas bocas do mercado
O diário desportivo “As” refere que o Atlético de Madrid está a ponderar a contratação de um médio de características defensivas e que o argentino Alan Varela é uma das fortes hipóteses para reforçar o meio-campo colchonero em 2025/26.
Já a imprensa inglesa garante que o Manchester City quer contratar Diogo Costa por 58 milhões de euros - 50 milhões de libras -, sendo que a cláusula de rescisão do guarda-redes internacional português é de 75 milhões de euros.