O "motard" francês Bruno Da Costa (Yamaha) ficou gravemente ferido ao embater numa vaca, durante a segunda etapa do rali de todo-o-terreno Dakar2012, que ligou Santa Rosa de la Pampa e San Rafael, na Argentina.
Corpo do artigo
O piloto, de 38 anos, que de acordo com um primeiro diagnóstico sofre de uma hemorragia renal, foi transportado de urgência para o hospital de Mendoza, enquanto a vaca que causou o acidente morreu na sequência do choque.
Rapidamente assistido, Bruno Da Costa manteve-se sempre consciente, tendo sido submetido a um primeiro exame que revelou um grande hematoma renal e que motivou a transferência para o hospital por indicação da organização da prova.
O embate aconteceu na parte mais veloz da especial, ao quilómetro 126, quando a pista seguia a direito e os pilotos rodavam alta velocidade.
Domingo, a primeira etapa do Dakar2012 ficou marcada pela morte do piloto de motos argentino Jorge Martínez, que perdeu a vida ao sofrer uma queda no 55.º quilómetro da ligação entre Mar del Plata e Santa Rosa de la Pampa.
Segundo a organização da prova, o piloto, que tinha 38 anos e alinhava aos comandos de uma Beta, sofreu uma paragem cardíaca provocada pela queda e a equipa médica que o socorreu cinco minutos após o acidente já não o conseguiu reanimar.
De acordo com a AFP, Martínez foi o 21.º piloto do Dakar a morrer durante o rali, desde que a prova, organizada por 29 vezes em África antes da incursão pela América Latina, em 2009, arrancou, em 1979.