É provável que José Mourinho consiga escapar de uma punição pelo seu comportamento no final da Supertaça espanhola, frente ao Barcelona. No entanto, as críticas multiplicam-se. Uma sondagem de um jornal galego revela que 92 % dos inquiridos acreditam que Mourinho prejudica a imagem do futebol espanhol.
Corpo do artigo
A atitude de Mourinho para com o treinador adjunto do Barcelona, Tito Vilanova, na passada quarta-feira, tem sido alvo de uma ampla condenação.
[youtube:mG4-AMDnP1A]
No entanto, é provável que o treinador português não seja castigado, uma vez que o "gesto provocatório" não consta do relatório do árbitro da partida e o Barcelona, mesmo depois do vice-presidente ter afirmado que Mourinho "é uma mancha no futebol", decidiu não apresentar queixa, o que deita por terra uma eventual investigação e condenação.
O corpo de investigação de questões disciplinares, o Comité de Competição, irá reunir na próxima semana. O Comité, controlado pela Federação Espanhola de Futebol (RFEF), trata todos os assuntos relacionados com o campeonato espanhol (LFP).
No entanto, a taça do Rei e a Supertaça, organizadas pela RFEF e não pela LFP, é controlada pelo presidente do Comité de Competição. Alfredo Flores, que age sozinho nestes casos, até ao momento não pretende iniciar, unilateralmente, um processo disciplinar.
As críticas multiplicam-se
A final da Supertaça ficou manchada pelos incidentes no final do jogo e o treinador português tem sido alvo de amplas críticas. Uma sondagem do jornal "La Voz de Galicia" pergunta aos leitores se Mourinho prejudica a imagem do futebol espanhol. A resposta é quase unânime com 92% dos inquiridos a responderem sim e apenas 8% a responderem que não.
Pep Guardiola afirmou também que "as imagens falam por si" e que temia onde isto "vai acabar", ao passo que Piqué considerda que Mourinho "está a arruinar o futebol espanhol".
Numa altura em que a confusão entre jogadores e equipas técnicas estava instalada, as imagens mostram José Mourinho a dirigir-se para Tito Vilanova e a inserir-lhe um dedo no olho, o que levou o treinador adjunto do Barcelona a reagir com um empurrão.
José Mourinho recusou comentar a situação, adiantando apenas que não sabia quem era "Pito Vilanova". Um lapso de linguagem que poderá não ser inocente, visto que "Pito" é sinónimo de pénis, no calão espanhol.