Mourinho e a aposta na formação: "Os jogadores têm potencial, mas alguém tem de os meter lá dentro"

Foto: Lusa
José Mourinho fez o lançamento do encontro com o Nápoles, na Luz, a contar para a fase de liga da Champions. O técnico encarnado deixou claro que acredita numa passagem, abordou a aposta nos jovens da formação e teceu vários elogios a Conte e ao Nápoles.
"Enquanto a matemática me der esperança, tenho esperança. Só a matemática pura é que me pode tirar esperança. Não sei se nove pontos chegam, eu acho que 10 pontos chegariam. O que significa que o resultado do jogo de amanhã não me pode tirar as esperanças. É difícil? É ultra difícil, mas continua a ser possível. Qualquer coisa que aconteça amanhã não vai acabar matematicamente", referiu José Mourinho, antes de falar na aposta em jovens talentos.
Leia também Mourinho comenta as baixas no Nápoles: "Não me faça rir"
"O Neto está convocado para amanhã e, se está convocado, pode jogar. Os meninos precisam que, se errarem, não os martelem. É a primeira coisa de que eles precisam. Já é suficiente a pressão inerente à estreia, de passar de um escalão etário para um maior. Acrescentar mais pressão a isso é a pior coisa que pode acontecer. Os jogadores têm potencial, mas alguém tem de os meter lá dentro. Se não os meter serão sempre jogadores com potencial, de interrogação. Falta jogarem mais do que os outros. O McTominay, houve alguém que o meteu lá dentro. Com o José Neto esse alguém vou ser eu", atirou.
Já para a Imprensa italiana, o português deixou rasgados elogios ao técnico que se encontra no outro lado da barricada. "Nápoles e Antonio Conte são a mesma coisa. É impossível detetar alguma coisa que se possa dizer que são fracos. São equipas muito compactas, com uma consciência tática muito alta. O Conte é muito exigente com o mercado, arranja sempre uma maneira de criar uma equipa muito forte e com grandes jogadores. Considero-o um dos treinadores mais fortes em termos de preparação da equipa", apontou Mourinho.
Desafiado, uma vez mais, a olhar para as contas, o setubalense reforçou o mesmo ponto. "Como dizia, enquanto for possível do ponto de vista da matemática para nós será possível. O Benfica é um dos maiores clubes do mundo, não há outra cultura que não seja esta, vamos até ao fim. E pluribum num é o que diz o nosso lema. Ganhar amanhã deixa-nos numa situação boa, não ganhar torna a situação complicada, mas ainda temos mais 6 pontos. Neres está a jogar bem, se não jogar joga o Politano. Não muda nada", frisou.
Por fim, Mourinho examinou o adversário: "É forte nas transições ofensivas, muito forte nas bolas paradas, tem sete gigantes na grande área. Constrói o jogo a três ou quatro jogadores, tem muito trabalho com Conte. E antes tinha outro grande tático como Spaletti. É uma equipa que tem tudo. Têm o Hojlund, eu tenho dois bons centrais."

