
DOMINIQUE FAGET
José Mourinho mostrou-se preocupado com a sua equipa, esta terça-feira, na véspera do Real Madrid jogar a segunda "mão" da Supertaça de Espanha com o FC Barcelona, e pediu aos madrilistas que mudem de atitude.
O treinador português afirmou que, mais do que o troféu, pretende conhecer "o perfil psicológico" do seu plantel, que está a ter um início de época muito abaixo das expetativas, mesmo tendo perdido por apenas 3-2 em Barcelona.
Após a derrota ante o Getafe (1-2), para a Liga, Mourinho "desvalorizou" a Supertaça e admitiu outras preocupações, numa altura em que, após duas escassas jornadas, já está a cinco pontos do rival FC Barcelona.
"Neste momento tenho outras prioridades, saber se a atitude contra o Getafe é ocasional ou consequência de um determinado perfil psicológico que alguns jogadores tenham construído. Posso perder a Supertaça, mas o fundamental é saber que jogadores tenho", disse o técnico luso.
Mourinho transmitiu essa mensagem ao plantel, numa reunião nos balneários, terça-feira - "disse-lhes o que tinha de dizer, em função da minha análise do jogo" -, sendo apenas crítico face à imagem do jogo de Getafe, apesar do Real ainda não ter ganho em jogos oficiais (1-1 com o Valência, a abrir a Liga).
"Contra o Valência, sem ser um grande jogo, empatámos, mas merecíamos ganhar, pelo segundo tempo. Na Supertaça, foi um jogo bom, contra um adversário muito difícil, com um primeiro tempo mais defensivo e um segundo equilibradíssimo", desenvolveu.
Quanto ao encontro de domingo, a história é diferente: "O jogo de Getafe é inaceitável em todas as vertentes, motivacional, de concentração, de ambição tática e técnica".
Nem Cristiano Ronaldo escapou à análise crítica de Mourinho: "Está como toda a equipa, nem melhor nem pior do que os restantes, por isso coloco os onze no mesmo barco".
Entretanto, o FC Barcelona optou por não viajar ainda para Madrid e só fazer o voo na manhã do próprio jogo, marcado para as 21.30 horas de quarta-feira, no Estádio Santiago Bernabéu.
Tito Vilanova chamou toda a equipa disponível para o jogo de Madrid, só deixando em casa os lesionados - Eric Abidal e Marc Muniesa, convalescentes. Thiago Alcántara e Isaac Cuenca, lesionados, também vão viajar com a equipa.
