O treinador do Real Madrid, José Mourinho, quer "ser o primeiro a ganhar algo" pela seleção portuguesa de futebol, depois de cumpridos os objetivos como técnico de clubes.
Corpo do artigo
"No futebol tenho três [objetivos], todos eles difíceis. Ser o único treinador a ganhar a Liga dos Campeões em três equipas diferentes. Ser o único a ganhar os três campeonatos mais difíceis do mundo, Inglaterra, Itália e Espanha. E nos próximos anos ser o primeiro a ganhar algo com a seleção portuguesa", disse o técnico ao diário italiano Corriere della Sera.
Recorde-se que Portugal nunca ganhou nenhum Campeonato Mundial ou Europeu. Chegou à final do Euro2004 com o brasileiro Luiz Felipe Scolari e deixou o título fugir em casa, no Estádio da Luz, para a Grécia (0-1).
Num Mundial, o melhor que conseguiu foi o terceiro lugar na edição de 1966, tendo chegado por mais uma vez às meias-finais, também com Scolari, em 2006, perdendo o jogo do "bronze" com a Alemanha (3-1).
José Mourinho propõe-se fazer melhor e a ganhar títulos pela seleção, que conseguiu os melhores feitos orientada por dois técnicos brasileiros.
Em resposta a um eventual regresso ao Inter de Milão (que treinou até 2010 e pela qual sente algum afeto), o treinador insistiu que tem "mais dois anos de contrato" com o Real Madrid, equipa "líder da liga espanhol e com ótimas possibilidades de chegar às meias-finais da Liga dos Campeões".