Mundial 2026: tudo o que precisa de saber sobre uma prova diferente das anteriores
Alargamento faz com que o Mundial tenha 12 grupos de quatro equipas, com 32 a passar à fase a eliminar. No total serão 48 seleções a disputar a fase final, algo nunca visto na história dos Campeonatos do Mundo.
Corpo do artigo
O Mundial 2026 será o primeiro da história com 48 seleções, depois de a FIFA ter decidido, há dois anos, alargar a prova a mais 16 países. Recorde-se que, desde a edição de 1998, realizada em França, a fase final foi sempre disputada por 32 equipas. Outra novidade tem a ver com o facto de o próximo Campeonato do Mundo ser, pela primeira vez, organizado por três países (EUA, Canadá e México), 24 anos depois de a organização ter sido atribuída uma única vez a duas nações (Japão e Coreia do Sul).
Este alargamento a 48 seleções levou a FIFA a reformular as fases de qualificação continentais, atribuindo 16 vagas à Europa (UEFA), nove a África (CAF), oito à Ásia (AFC), seis à América do Sul (COMNEBOL), seis à América do Norte e Central (CONCACAF) e uma à Oceania (OFC). Os restantes lugares de acesso serão disputados em dois play-offs intercontinentais, entre seis equipas, uma de cada confederação, à exceção da UEFA, e mais uma da CONCACAF, a confederação dos três países organizadores.