Os museus do Benfica, em Lisboa, e do Futebol Clube do Porto foram incluídos na lista dos 49 finalistas para o Prémio Museu Europeu do Ano 2016.
Corpo do artigo
De acordo com o presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), João Neto, representante em Portugal do Fórum Europeu dos Museus (European Museum Forum - EMF), entidade organizadora do prémio, os 49 nomeados são de 24 países.
Em 2015, o Rijksmuseum em Amesterdão foi o escolhido para Museu Europeu do Ano, entre 40 instituições concorrentes ao galardão que distingue a excelência e inovação nos museus da Europa.
O vencedor do Prémio Museu Europeu do Ano 2016, e outras categorias - como o Kenneth Hudson, em honra do fundador do galardão - vão ser conhecidos numa cerimónia que irá decorrer a 08 e 09 de abril deste ano em Tolosa - San Sebastian, na Espanha.
Entre os 49 finalistas estão também o Museu-Instituto Komitas (Arménia), o Jenevermuseum (Bélgica), Museum de Herzegovina (Bosnia), o Museu dos Correios (Finlândia), o Museu de Bibracte (França), o Museu Ludwigsburg (Alemanha), o Museum Arqueológico de Tegea (Grécia), o Herman Ottó Museum (Hungria), o Museu Nacional Romano (Itália), o Museu Nacional do Liechtenstein, e o Museu de Arte Yaroslavl (Rússia).
Na área da museologia, o Prémio Museu Europeu do Ano é o principal e mais antigo dos galardões atribuídos pelo EMF e também o mais prestigiado na Europa.
Foi criado com o objetivo de reconhecer a excelência na cena museológica europeia e promover processos inovadores no setor.
O Fórum Europeu dos Museus é uma organização transnacional sem fins lucrativos e que se dedica há 35 anos a melhorar a qualidade dos museus europeus.
Em 2014, o Museu Benfica - Cosme Damião, em Lisboa, foi distinguido com o Prémio Museu Português 2014, atribuído pela APOM.