O mercado interno está a mexer nos escalões inferiores de Portugal: Rui Fonte chega a Paços de Ferreira e Marítimo contrata mais um reforço para 2023/24. Lá fora, Nico González foi chamado para o estágio do Barcelona, mas os dragões mantêm o interesse
Corpo do artigo
Barcelona: Nico González tem sido insistentemente apontado ao F. C. Porto, mas Xavi convocou-o para integrar o estágio de pré-temporada dos catalães. O Barcelona viaja na quarta-feira para os EUA e o alvo dos dragões só não integrará a comitiva se entretanto o negócio entre portistas e culés tenha ficado acertado. Além de Nico González, Xavi chamou também Lenglet e Kessie, dois jogadores cujo futuro não deverá passar pelos catalães. Xavi explica a decisão com a vontade de contar com todos os jogadores que ainda não tenham o destino definido.
Marítimo: Os madeirenses anunciaram mais um reforço para a nova temporada. Trata-se de Mipo Odubeko, avançado de 20 anos. O internacional sub-21 pela Irlanda fez formação no Manchester United, no Manchester City e no West Ham, preparando-se para iniciar a primeira experiência fora de Inglaterra. Odubeko representou ainda Huddersfield, Doncaster Rovers e Port Vale e, na época transata, marcou quatro golos em 27 jogos.
Mafra: O clube da Liga 2 anunciou a contratação de Rodrigo Matos, de 19 anos, que representou a equipa de sub-23 do Benfica. O avançado esteve na conquista da Youth League, em 2021/22, com os juniores encarnados e parte para a primeira experiência da carreira num campeonato profissional, tendo assinado um contrato válido até 2026.
Nas duas temporadas pelos sub-23 do Benfica, Rodrigo Matos disputou 33 jogos, nos quais fez três golos.
Vitória de Setúbal: O emblema sadino renovou contrato com o capitão Zequinha, que prolonga o vínculo por mais uma temporada. O avançado, de 36 anos, pensou em terminar a carreira, mas o amor ao clube falou mais alto. "A minha cabeça não estava voltada para continuar. Porquê? O facto de o Vitória ter descido de divisão, a impotência por não estar a conseguir ajudar, um sentimento de culpa, até. A cabeça começa a pensar em tudo isso. A minha cabeça não estava voltada para continuar. Fiquei por causa do projeto que o clube tem, pelo amor que tenho ao Vitória, pelas pessoas que agora lá estão, que conheço há muitos anos e que falaram comigo e me convenceram a ficar. Tenho aqui a minha família, estou perto dela, e sinto que devo continuar a ajudar o Vitória da melhor maneira possível ", explicou Zequinha.
O atacante já soma sete temporadas nos sadinos - cinco da quais consecutivas - e soma já 188 jogos, nos quais marcou 50 golos.
França: O Lille, treinado por Paulo Fonseca, recebeu um reforço para o meio-campo. Trata-se do médio ofensivo internacional islandês Hákon Haraldsson, de 20 anos, que passou esta segunda-feira os testes médicos no clube da Ligue 1 e já assinou pela nova equipa. Haraldsson fica ligado ao emblema francês por cinco temporadas, até julho de 2028, obrigando o Lille a pagar quatro milhões de euros. O jogador foi lançado na equipa principal do ÍA Akranes, da Islândia, aos 15 anos, tendo-se mudado para o Copenhaga em 2019/20. Na última temporada, fez cinco golos e cinco assistências em 43 jogos. Os "dogues" contam ainda no plantel com Tiago Djaló e Tiago Santos, em 2023/24.
Itália: O AC Milan, onde joga Rafael Leão, renovou contrato com o internacional sub-18 italiano Antonio Gala, de 19 anos, por mais três temporadas. O médio jogou pela equipa de juniores, em 2022/23, registando 32 jogos, um golo e uma assistência, e vai estrear-se às ordens de Stefano Pioli na equipa principal dos milaneses.