Noronha Lopes: "Que Rui Costa tenha a elevação de convocar eleições antecipadas"
João Noronha Lopes fez, esta quinta-feira, a apresentação oficial da candidatura à presidência do Benfica, cujas eleições se realizam a 9 de outubro. O sócio 5001 das águias criticou a "gestão desportiva desastrosa" e a "cultura da derrota" da atual direção e garantiu estar pronto a assumir a presidência já amanhã.
Corpo do artigo
Sob o lema "Benfica acima de tudo", o lançamento da candidatura de Noronha Lopes contou com a presença de cerca de 1000 pessoas no evento, realizado no campo de futsal da Junta de Freguesia de Benfica, entre as quais os antigos jogadores das águias Nuno Gomes, Vítor Paneira e Álvaro Magalhães, ex-dirigentes como Seara Cardoso, Luís Tadeu, Bagão Félix, Tinoco de Faria, Gaspar Ramos e António Figueiredo.
Depois de, em 2020, ter perdido as eleições para Luís Filipe Vieira, mas garantindo 34,7% dos votos, Noronha Lopes decidiu voltar a avançar, juntando-se a João Diogo Manteigas e Cristóvão Carvalho no lote de candidatos assumidos ao escrutínio, numa altura em que Rui Costa ainda não anunciou se se vai recandidatar.
"Não foi por falta de apoio dos adeptos que o Benfica não ganhou. Seria bom que Rui Costa reconhecesse isto, os sócios deram-lhe todas as hipóteses e essa oportunidade foi desperdiçada. Tivemos uma gestão desportiva errática e desastrosa. Ganhamos menos, gastando mais e pior. Perdemos troféus, jogadores e referências. A marca desta direção resume-se numa frase: bons a formar, rápidos e vender e maus a contrata", resumiu o empresário, garantindo não se candidatar contra ninguém e "muito menos" fazê-lo por um "ajuste de contas" pela derrota nas eleições de 2020.
"Quero ser o vosso 35.º presidente. As circunstâncias atuais não são iguais às de 2020, mas, tal como então, este Benfica de Rui Costa não serve o Benfica", acrescentou, lamentando ver "referências do clube" festejarem com camisolas de outros clubes e perceber que "existe um poder instalado no futebol português, que tem no Benfica o principal alvo a abater".
"Espero que Rui Costa tenha um momento de elevação, como nos habituou em campo [enquanto jogador]: que convoque eleições antecipadas e permita que seja a nova direção a preparar a nova época. Apelo ao presidente da Mesa da Assembleia-Geral que avance para uma assembleia-geral extraordinária para aprovar o regulamento eleitoral", pediu Noronha Lopes.
"Se tivermos de disputar eleições amanhã, estou pronto para as vencer e começar a liderar o clube no dia seguinte", acrescentou o candidato.