Norte-americana quer tornar-se a primeira octogenária a completar uma prova de Ironman
Aos 80 anos, Natalie Grabow está prestes a tornar-se a primeira octogenária a competir no mítico Ironman do Havai, este sábado, em Kona, onde se realiza o campeonato do Mundo feminino da disciplina.
Corpo do artigo
A norte-americana, natural de Nova Jérsia, vai desafiar todas as barreiras da idade e do tempo ao participar numa das provas mais exigentes do desporto mundial: 3,8 quilómetros a nadar, 180 de bicicleta e 42,2 a correr. Um feito notável por si só, mas ainda mais especial porque será a primeira vez que a organização inclui oficialmente a categoria F80-84, criada precisamente para acolher atletas como Grabow, que já completou dez provas de Ironman ao longo da vida.
O evento deste ano, centrado exclusivamente na competição feminina de elite e amadora, foi reorganizado pela "Ironman Organization" para valorizar o papel das mulheres na modalidade, promovendo uma maior equidade e representação.
A prova decorre ao longo das paisagens deslumbrantes, mas desafiantes, da ilha havaiana, conhecida pelo calor intenso, vento forte e terreno irregular.