Gaspar Gonçalves e Tomas Contte beliscaram o domínio da Glassdrivecom triunfos na jornada dupla
Corpo do artigo
O dia de dupla emoção no Grande Prémio JN/Leilosoc marcou o fim da hegemonia da Glassdrive/Q8/Anicolor na prova. Gaspar Gonçalves(Efapel) e Tomas Contte (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho) inscreveram, nas duas curtas etapas do dia, o nome no palmarés de vencedores, embora sem ameaçar, na classificação geral, a confortável liderança de Mauricio Moreira, da Glassdrive.
A tirada matinal, que ligou o Porto à Praia do Furadouro, em Ovar, foi animada por uma madrugadora fuga, com 10 elementos, logo aos oito quilómetros, que acabou por se revelar decisiva. Os escapados chegaram a ter mais de um minuto de vantagem para o pelotão, que mesmo ameaçando a aventura, na parte final, já não conseguiram alcançar Gaspar Gonçalves (Efapel), que sendo um especialista a rolar, cavou uma curta mas preciosa vantagem de três segundos. A diferença valeu-lhe o primeiro triunfo como ciclista profissional, festejado de forma emocionada ao recordar o malogrado Pedro Silva, antigo diretor desportivo na equipa Tavfer/Mortágua.
Foi com esta inspiração de bater o poderio da Glassdrive que o pelotão partiu para a segunda, e vespertina, jornada do dia, desta feita numa plana ligação entre Ovar e Águeda. Também aqui houve algumas tentativas de fuga, mas, desta vez, a equipa do camisola amarela não permitiu ousadias, de forma a poder entregar as decisões ao melhor finalizador, Luís Mendonça. O plano só não saiu perfeito, porque já na reta da meta, em plano inclinado, em Águeda, Tomas Contte (Aviludo/Louletano) teve mais pulmão na decisão ao sprint, surpreendendo a concorrência para garantir a primeira vitória da temporada.
Nas contas finais da geral, Mauricio Moreira continua sólido na liderança da corrida, com os 28 segundos de vantagem para o companheiro António Carvalho, sendo Joaquim Silva (Efapel), terceiro, a maior ameaça, mas a quase um minuto de Moreira. Hoje a caravana do Grande Prémio JN ruma ao Alto Minho, para uma tirada de quase 140 quilómetros, em Viana do Castelo.