Foram quase duas décadas ao serviço do clube da Luz. Depois de um par de épocas como diretor desportivo, Luís Filipe Vieira tornou-se o 33.º presidente da história das águias em novembro de 2003, bateu o recorde de longevidade no cargo, repôs o futebol e as modalidades na rota do sucesso, mas também colecionou polémicas e casos judiciais.
Corpo do artigo
E foi a Operação Cartão Vermelho, em que é acusado de desviar dinheiro dos cofres encarnados, que acabou por ditar o adeus sem honra ao mundo benfiquista. o A a Z de Vieira no Benfica
A - Agressão a sócio na ag
A 28 de setembro de 2019, durante uma assembleia-geral, Luís Filipe Vieira não gostou de ouvir um sócio falar num "amor sujo" entre o presidente e o clube, acabando por apertar o pescoço à pessoa em causa em pleno pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz.
B- Benfica de marca global
Ao longo dos quase 18 anos que esteve na presidência, Vieira transformou o clube numa marca ainda mais global, destacando-se o facto de, em 2016, o Benfica ter sido considerado o 21.º mais lucrativo da Europa.
C - Campeonato vezes sete
Desde 2003, o Benfica foi campeão sete vezes (2004/05, 2009/10, 2013/14, 2014/15, 2015/16, 2016/17 e 2018/19), alcançando o inédito tetra na história do clube, mas falhando o penta, que tentou em 2017/18.
D - Domingos s. de oliveira
Foi um dos braços direitos de Vieira na Luz, sendo o responsável pelas contas do clube encarnado.
E- Eusébio sempre ao lado
O maior futebolista da história do Benfica, falecido em janeiro de 2014, esteve sempre ao lado do agora ex-presidente das águias que, quando assumiu o cargo, devolveu ao pantera negra o protagonismo que havia perdido na vida interna do clube.
13950048
F - Félix, a venda milionária
Em julho de 2019, e depois de ter sido fundamental na conquista do título da equipa liderada por Bruno Lage, João Félix foi vendido ao Atl. Madrid por um valor recorde de 120 milhões de euros.
G - GIRAFA CHEIO DE RECORDES
Chegou ao Benfica no ano em que Vieira se tornou presidente (2003). Luisão, conhecido como o Girafa, tornou-se o atleta com mais jogos e títulos conquistados no clube, no qual assumiu o cargo de diretor para o futebol depois de pendurar as chuteiras.
H - HISTÓRIA NO COSME DAMIÃO
Era um dos objetivos de Luís Filipe Vieira e tornou-se realidade em julho de 2013. O então presidente inaugurou o Museu Cosme Damião, situado no exterior do Estádio da Luz, que tem uma média de cinco mil visitantes por mês.
I - INVASÃO DO ESTÚDIO DA SIC
Em 2004, Luís Filipe Vieira entrou de rompante nos estúdios da SIC, onde decorria o programa "Dia seguinte", para contestar a alegada inscrição irregular do jogador Ricardo Rocha.
J - Jesus, treinador predileto
Jorge Jesus passou seis épocas consecutivas no Benfica - de 2009 a 2015 -, antes da polémica saída para o Sporting, que azedou, por pouco tempo, a amizade que sempre teve com Luís Filipe Vieira. Em 2020, o presidente benfiquista voltou a contratar o técnico.
L - Luz, versão século xxi
Luís Filipe Vieira é considerado um dos principais obreiros no novo Estádio da Luz, que foi inaugurado em outubro de 2003, pouco antes de o então diretor desportivo das águias se tornar presidente do clube.
M - modalidades dão glória
Além do futebol, Luís Filipe Vieira celebrou títulos em todas as outas modalidades, com destaque para o futsal (18 troféus nas mais diversas provas), hóquei em patins (16), basquetebol (24), andebol (8), voleibol (17) e atletismo (19).
N - No name por legalizar
Uma das missões falhadas de Vieira. O antigo líder nunca conseguiu convencer os grupos organizados de adeptos a legalizarem-se e as claques, entre as quais os No Name Boys, acabaram por ser um foco de contestação à presidência.
O - opa chumbada pela cmvm
Em maio do ano passado, a CMVM chumbou a operação pública de aquisição (OPA) da Benfica SGPS, considerando ilegal a estrutura de financiamento da operação.
P - Pinto da costa, o rival
Enquanto presidente do Alverca, Vieira tinha uma relação próxima com o líder do F. C. Porto, Pinto da Costa, mas tudo mudou quando assumiu o comando do Benfica. A rivalidade falou mais alto durante muitos anos - os clubes ainda não têm relações institucionais -, mas recentemente reaproximaram-se.
Q - Qualificação olímpica
O projeto "Benfica Olímpico" nasceu para os Jogos de Pequim 2008, nos quais o clube teve cinco atletas e o número não parou de crescer. Em Londres 2012, foram 11, no Rio estiveram 22 e este ano, em Tóquio, estarão 26.
R - rangel e a operação lex
O ex-juiz desembargador Rui Rangel é, juntamente com Luís Filipe Vieira, um dos arguidos da Operação Lex. Segundo a acusação, o antigo presidente do Benfica teria pedido ajuda ao magistrado para resolver uma ação que estava pendente no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra.
S - Seixal, benfica campus
O centro de treinos dos encarnados foi uma das obras mais emblemáticas da presidência de Luís Filipe Vieira, tendo um custo estimado de 15 milhões de euros.
T - Trapattoni dá título
Foi o primeiro treinador escolhido por Vieira, em 2004/05, e o italiano cumpriu, conquistando o título nacional.
U - uefa, chances perdidas
Durante a presidência de Luís Filipe Vieira, o Benfica chegou a duas finais da Liga Europa, sempre com Jorge Jesus à frente da equipa. As águias perderam com o Chelsea (2-1) em 2012/13 e, na época seguinte, foram derrotadas pelo Sevilha, no desempate por grandes penalidades.
V - vouchers da polémica
O caso foi "denunciado" pelo então presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, que acusou a direção do Benfica de oferecer vouchers e "kits Eusébio" aos árbitros que apitavam na Luz. As prendas seriam, depois, consideradas legais pelas entidades competentes.
X - xeque-mate de kelvin
Em 2012/13, o Benfica liderado por Jesus estava perto de recuperar o título, mas acabou por perder no Dragão com um golo de Kelvin aos 90+2 minutos. O treinador foi muito contestado, mas o presidente segurou-o.
Z - Zahovic na luz
Em 2001, ainda como diretor desportivo, Vieira contrata Zahovic, que tinha brilhado, uns anos antes, ao serviço do F. C. Porto.