Fisioterapeuta Eduardo Santos explica em exclusivo, ao JN, o processo de recuperação do internacional português, que está em Belo Horizonte a debelar uma lesão muscular grau 3.
Corpo do artigo
Otávio está nas mãos de Eduardo Santos - fisioterapeuta que recuperou Marega em 2019 - há oito dias e em tratamento intensivo a uma lesão muscular de terceiro grau, que em condições normais demoraria dois meses, no mínimo, a debelar. É certo que o internacional português está fora do clássico com o Sporting, apesar das esperanças iniciais dos responsáveis portistas, mas a possibilidade de recuperar o jogador a tempo do embate para a Champions com o Inter é uma meta ao alcance. "O Otávio foi enviado para Belo Horizonte para um trabalho de reabilitação a uma lesão muscular de grau 3. Estamos com uma semana de tratamento e está a evoluir muito bem", começou por explicar Eduardo Santos, em declarações exclusivas ao JN. "Normalmente, uma lesão como esta leva um tempo maior de recuperação, é uma lesão um pouco parecida com a do Marega e, por isso, por saberem do meu conhecimento neste tipo de lesões, pediram que ajudasse", acrescentou o fisioterapeuta.
Ao recorrerem a Eduardo Santos, os responsáveis portistas esperam ver reduzido substancialmente o tempo de recuperação. "A lesão do Otávio, normalmente, à luz de uma recuperação convencional, no mínimo, demoraria cerca de dois meses. Mas conseguimos fazer um tempo melhor. Estamos a acelerar o processo. Este trabalho faz parte de uma espécie de caixa de ferramentas que emprega eletrólise, ondas de choque, ultrassons, laser, terapias diversas e exercícios específicos no ginásio, além do trabalho de campo. É um processo que começa desde que o atleta sai da maca até ao regresso ao campo. É uma série de processos que combinamos para acelerar a recuperação de uma forma muito individualizada, que ocupam o dia todo. Exige muita energia da parte do jogador para se fazer uma boa recuperação e o Otávio tem sido muito dedicado no trabalho. Podemos reduzir, pelo menos, metade do tempo, mas depois é como digo, depende de muitas variáveis que entram no processo, porque é sempre uma questão física individual. Não seria ético partilhar qualquer meta, porque é um compromisso que tenho com o jogador, mas para o Sporting não vai recuperar a tempo, isso é certo", explicou Eduardo Santos, que reconhece que o F. C. Porto faz de tudo para encontrar o melhor para os atletas.
"É uma lesão bem séria, mais profunda, de grau 3, bem avançada. O trabalho tem de ser bem feito para ter uma boa recuperação. Todos os atletas que trabalham comigo voltam sem ter recidiva, não é só recuperá-lo para voltar, mas para terminar a época, sem voltar a lesionar-se no mesmo local", garantiu.
medicina ocidental
A relação de confiança com os dragões foi, aliás, decisiva para levar a cabo a recuperação do jogador. "Tenho uma parceria com F. C. Porto. O jogador está cá com autorização dos seus responsáveis e nada mais, inclusive com a supervisão de um fisioterapeuta do clube [Fábio Vieira], portanto há um vínculo, uma parceria com o clube para desenvolver este trabalho. A ideia de mandar o Otávio para cá, partiu do F. C. Porto, porque eles sabem do meu trabalho, da minha consultoria na Europa para vários clubes, com resultados baseados na ciência", acrescentou, aproveitando o facto para se demarcar da medicina tradicional chinesa, a que tem sido ligado. "Não sou formado em medicina chinesa, trabalhei na China, inclusive com o Paulo Araújo, mas nem todos os que trabalharam na China são formados em medicina chinesa. Mas não sou vinculado à medicina chinesa. Respeito a técnica de cada um, mas não é a minha área. A minha área de trabalho é científica, da medicina ocidental, sou formado em fisioterapia e em várias outras matérias relacionadas com a fisioterapia, que implicam técnicas que não se usam normalmente. Trabalhei em clubes da Europa, na Rússia, na China, fui diretor de departamento médico e sei como funciona tudo isso", rematou.
ECOS DO DRAGÃO
Mais seis parados
Além de Otávio, Sérgio Conceição tem de lidar com mais seis jogadores que se encontram lesionados: Francisco Meixedo, Fábio Cardoso, Wendell, Eustaquio, Gabriel Veron e Evanilson fizeram todos tratamento aos respetivos problemas.
Vasco Sousa chamado
Tal como tem sido habitual, o médio da equipa B Vasco Sousa voltou a ser chamado por Sérgio Conceição ao treino da equipa principal.
Restam 2400 bilhetes
O jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões - a 14 de março -, frente ao Inter, vai ter lotação esgotada, uma vez que apenas sobram 2400 bilhetes à venda.
