Médio está no país de origem a ser tratado por Eduardo Santos, fisioterapeuta que também utiliza técnicas de medicina chinesa e que há anos recuperou Marega em tempo recorde.
Corpo do artigo
É difícil, mas não impossível. Otávio está no Brasil, onde se encontra a efetuar um tratamento intensivo com o fisioterapeuta Eduardo Santos, que também utiliza técnicas da medicina tradicional chinesa e que, em 2019 - entre muitos outros exemplos -, recuperou Marega em tempo recorde antes de um clássico com o Benfica. Agora, o internacional português procura um "milagre" idêntico que lhe permita estar disponível já depois de amanhã, em Alvalade, para o encontro com o Sporting ou, na pior das hipóteses, recuperar a 100% para os duelos com o Rio Ave, na Liga, e Inter, em Milão, na primeira mão dos oitavos de final da Champions.
Otávio, que celebrou ontem o 28.o aniversário, foi, naturalmente, autorizado pelo F. C. Porto a deslocar-se ao Brasil para tentar acelerar o processo de recuperação e a razão é simples: Eduardo Santos está no país de Vera Cruz para acompanhar a mulher, que se encontra doente, e esta foi a forma encontrada pelas partes para tentar acelerar o processo. O médio internacional português sofreu uma rotura muscular de dois centímetros na zona posterior da coxa direita e, com um tratamento convencional, seria baixa no plantel de Sérgio Conceição durante, pelo menos, um mês, precisando, depois, de recuperar o ritmo competitivo.
Ao que o JN apurou, o método utilizado por Eduardo Santos tem como objetivo reduzir o tamanho da rotura muscular no espaço de cerca de oito dias, sendo que Otávio viajou para o Brasil na semana passada e na companhia do fisioterapeuta portista Fábio Vieira, o que abre uma janela de esperança para que o médio possa regressar a Portugal em condições e a tempo de, pelo menos, integrar a convocatória para o clássico da 20.a jornada.
Com muitos lesionados no plantel - Meixedo, Wendell, Fábio Cardoso, Eustaquio, Veron e Evanilson -, a recuperação de Otávio seria importante nas contas de Conceição, até porque Grujic ainda não está a 100%, embora já possa jogar.
PERFIL
Ocidente e Oriente unidos contra as lesões
Eduardo dos Santos Júnior
Idade: 43 anos
Função: Fisioterapeuta
Formado em fisioterapia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no Brasil, a ligação de Eduardo Santos ao futebol europeu começou em 2011/12, no Vitesse e, em 2015, saltou para os holofotes internacionais. David Luiz, então central do PSG, tinha sofrido uma lesão muscular que o afastaria durante um mês, mas após uma semana de tratamentos com Eduardo Santos (com sessões de 12 horas de trabalho diário), o brasileiro voltou a jogar apenas 13 dias depois. Este é um dos exemplos das recuperações supersónicas e que já foram aplicadas a outros jogadores com passado ou presente no F. C. Porto, como Marega, Marcano ou Layún. Além das técnicas da fisioterapia "normal", utiliza a medicina oriental, eletroestimulação, laser e ultrassons, entre outros métodos.