O Pavilhão Municipal do Corim, em Águas Santas, na Maia, recebe, no sábado, o XV Portugal International Karate Open, organizado pelo Clube de Karaté da Maia. Atletas de renome internacional (incluindo alguns campeões do Mundo e da Europa) estão entre os cerca de 800 participantes, mais de metade crianças até aos 12 anos. Só no escalão até nove anos masculinos, por exemplo, o número de participantes ultrapassa a centena.
Corpo do artigo
A abertura do evento é às 8.30 horas, sendo que meia hora depois os atletas (até aos 15 anos) começam as provas de kata (formas).
O kumite (combate) chega aos tapetes às 11.30 horas e decorrerá durante toda a tarde. Esta vertente encerra com a prova dos seniores, com início marcado para as 18.30 horas, tanto o masculino como o feminino. Ainda durante a tarde, terão lugar as provas de kata também para os seniores.
Os finalistas apresentarão as suas prestações ao fim da manhã e ao fim da tarde, quer em kumite, quer em kata. Finda cada uma das provas, os atletas subirão ao pódio para receber as respetivas medalhas.
O Portugal International Karate Open surgiu há 15 anos, quando a Junta de Freguesia de Águas Santas solicitou ao Clube de Karaté da Maia que organizasse um evento por forma a participar nas comemorações do 25 de Abril.
Durante os primeiros anos, a iniciativa designou-se Torneio 25 de Abril e a missão era colocar em prova sobretudo os karatecas mais jovens, em fase de formação, atingindo rapidamente as 650 participações.
Com o passar dos anos, a prova abriu as portas a cada vez mais atletas, mudando de denominação para Maia Open. Nesta fase, o número de participantes ultrapassou os mil, oriundos de Portugal continental e das regiões autónomas, bem como de Espanha, Bélgica, França e Marrocos, entre outros países.
Atualmente, a organização optou por colocar o nome do país no evento com o intuito de aumentar cada vez mais a sua visibilidade em termos internacionais.