A FIFA deu a volta ao Mundo para analisar milhares de golos. Foram escolhidos dez para o Prémio Puskas e um deles será eleito o melhor na gala de 10 de Janeiro. Veja os vídeos.
Corpo do artigo
Andrés Iniesta pode ter dado o Mundial à Espanha (1-0 frente à Holanda, na África do Sul), mas aqui não se fala da importância dos golos, mas antes da sua beleza. Contou apenas, portanto, a nota artística, como o treinador do Benfica, Jorge Jesus, costumava classificar as exibições dos encarnados. É por isso que os dez seleccionados pela FIFA para o Prémio Puskas vão desde golos na África do Sul, até à segunda divisão sueca, passando pelo futebol feminino e por um golo sofrido pelo F. C. Porto...
Mas começamos por Lionel Messi, considerado por muitos o herdeiro de Maradona. Leo entra na lista pelo golo apontado ao Valência, onde recebeu a bola na direita, driblou três adversários e atirou para o fundo das redes.
[youtube:iQlm0FQgivI]
Depois do novo Maradona, o novo Pelé também fez um dos 10 melhores golos. Neymar, a coqueluche dos brasileiros, copiou Messi, mas do lado esquerdo. O jogador do Santos fintou três do Santo André e marcou.
[youtube:iYFXIE9MvoA]
Já o holandês Robben inovou um pouco. Desceu pela direita, chegou à linha de fundo e fez a diagonal para dentro, atirando, depois sem hipóteses para o guardião do Schalke 04, Neuer. O golo apurou o Bayern para a final da Taça da Alemanha.
[youtube:W-t6YwBabLs]
Pesadelo para o F. C. Porto
Eis um tiraço. Autoria de Hamit Altintop, médio do Bayern. Pela selecção, o turco nem deixou a bola cair no chão e fuzilou o guarda-redes do Cazaquistão, em jogo da qualificação para o Euro 2012.
[youtube:zPSpAY42-Bk]
O nome Samir Nasri é de má memória para o F. C. Porto. Nos oitavos-de-final da Champions, o francês do Arsenal passou por três dragões, depois, bater Helton. Uma arrancada fenomenal, que acabou por humilhar (5-0) os dragões.
[youtube:I25t9Tss4IE]
Da Champions, passamos para a modesta Liga da Irlanda do Norte. Matthew Burrows, avançado do Glentoran, fez o impossível frente ao Portadown. Apontou o único golo do jogo de calcanhar... a meia altura e à entrada área! Para ver e rever.
[youtube:KzAZTdyOXcA]
Chegou a vez do Mundial. O holandês Van Bronckhorst atirou uma bomba do meio da rua. Com o pé esquerdo, o defesa deu o mote para a eliminação do Uruguai. Mas o golo de estreia da prova também não ficou atrás. Assinado pelo sul-africano Tshabalala, que concluiu da melhor forma um contra-ataque rápido dos bafana bafana no primeiro jogo da prova, frente ao México.
[youtube:MbwA9i-OdkU]
Estará Marco Van Basten, agora com 46 anos, a jogar na segunda divisão sueca? Não, mas na Suécia há quem o imite. Linus Hellenius melhorou o golo do antigo craque holandês na final do Euro 1988, frente à União Soviética. De mestre.
[youtube:R8YRgPnGg5M]
Por fim, o nome de Maradona vem de novo à baila. Porquê? Porque há no Japão uma jogadora que dá ares de "El Pibe". Frente à Coreia, no Mundial sub-17 feminino, Kumi Yokohama tirou seis, sim leu bem, seis adversárias do caminho até chegar ao golo. Fez lembrar um certo argentino num jogo do Mundial-1986, frente à Inglaterra...
[youtube:J690BFfZR-0]
Conhecidos os golos, falta apenas saber quem ficará com o galardão. A FIFA revela o vencedor a 10 de Janeiro de 2011, durante a gala onde será revelado o melhor jogador do mundo.