F. C. Porto e Benfica asseguraram um lugar nos oitavos de final da Liga dos Campeões como cabeças de série. Sorteio está agendado para a próxima segunda-feira, 7 de novembro, às 11 horas da manhã.
Corpo do artigo
O fecho da fase de grupos ficou marcado pela goleada das águias em Israel, frente ao Maccabi Haifa, que permitiu à equipa de Roger Schmidt garantir o primeiro lugar do Grupo H e relegar o Paris Saint-Germain para o segundo posto e, assim, tornar-se num eventual adversário dos dragões na próxima fase da competição.
O PSG é um dos maiores perigos no caminho dos azuis e brancos (não pode defrontar o Benfica por terem jogado no mesmo grupo), que também não têm propriamente boas memórias do outro tubarão que podem apanhar pela frente. O Liverpool foi segundo do Grupo A e pode reencontrar a equipa de Sérgio Conceição que já eliminou nos oitavos de final de 2017/18 e nos quartos da época seguinte.
Os "reds" também estarão, certamente, na "lista a evitar" do Benfica já para os oitavos, sendo que os encarnados não desdenhariam, seguramente, apanhar um dos rivais do F. C. Porto na fase de grupos. O Club Brugge surpreendeu ao conquistar 11 pontos em seis jogos e "despachou" emblemas mais bem conceituados como o Atlético de Madrid ou o Bayer Leverkusen, ambos já com finais disputadas na Liga dos Campeões.
Ligação itálo-germânica
Além dos potenciais adversários já referidos, F. C. Porto e Benfica poderão encontrar rivais italianos e germânicos nos oitavos: Inter Milão e AC Milan; Eintracht Frankfurt, Leipzig e Borussia Dortmund são equipas que podem defrontar em fevereiro de 2023.