Castigo de Grujic abre vaga no onze portista para o jogo com o Santa Clara. Eustaquio é hipótese, mas na última partida em casa foi o "baixinho" a jogar ao lado de Uribe.
Corpo do artigo
O jogo de sábado com o Santa Clara, no Dragão, vai trazer mudanças obrigatórias ao onze portista relativamente ao clássico na Luz, pois Grujic e Taremi ficam de fora devido a castigo, depois de terem completado uma série de cinco cartões amarelos na Liga.
No meio-campo, a ausência do internacional sérvio abre uma vaga que, na teoria, seria ocupada por Eustaquio, mas o último jogo dos portistas em casa mostrou que pode não ser bem assim. Há duas semanas, frente ao Portimonense, Sérgio Conceição decidiu poupar Grujic e foi Otávio a jogar no meio juntamente com Uribe, num cenário que se poderá repetir agora, até para permitir que Galeno e Pepê se mantenham como titulares nas alas.
Após o jogo com os algarvios, o técnico portista justificou a opção pelo "baixinho" no miolo com a necessidade de dar mais dinâmica à equipa com bola e de abrir o ataque perante um adversário sempre muito recuado, algo que também se deverá verificar amanhã, diante do último classificado do campeonato.
O facto de Taremi estar igualmente castigado abre, no entanto, outro tipo de possibilidades: se for Eustaquio a fazer companhia a Uribe no meio-campo, Otávio mantém-se na direita, Galeno continua na esquerda e Pepê pode jogar no apoio ao ponta de lança, que, perante a ausência do iraniano, deverá ser o regressado Evanilson.
Jejum para quebrar
O avançado brasileiro já está recuperado da lesão muscular que o afastou dos últimos jogos (esteve no banco na Luz, mas não chegou a entrar) e tem nesta partida uma boa oportunidade para acabar com a seca pessoal de golos, que dura desde o bis ao Paços de Ferreira, no início de novembro. Antes deste jejum, Evanilson marcou oito golos, seis dos quais no campeonato.