Países Baixos, Suíça e Roménia são as últimas seleções que garantiram a presença no Europeu do próximo ano, na Alemanha. "Les Bleus" ganharam a Gibraltar por... 14-0.
Corpo do artigo
Mais três seleções garantiram este sábado a presença na fase final do Europeu 2024, restando apenas cinco vagas por preencher na última jornada, que começa a ser disputada amanhã. Da ronda de jogos de ontem, no entanto, o que salta à vista é a vitória da França sobre Gibraltar por números nunca antes vistos numa fase de apuramento e que estabelecem um novo recorde, superando o que pertencia à Alemanha desde 2006: mudou aos sete, acabou nos 14-0.
Assim, a França somou a sétima vitória em outros tantos jogos no Grupo B, arrasando a infeliz seleção de Gibraltar, que, não bastasse tudo o resto, ainda marcou dois auto-golos e jogou em inferioridade numérica desde os 18 minutos, compondo logo cedo o cenário perfeito para uma noite de pesadelo. O 14-0 também se explica por aí, numa noite inesquecível para o prodígio Zaire-Emery: foi o mais jovem de sempre a estrear-se pelos “Les Bleus” desde 1914, superando Maurice Gastiger, e ainda marcou. Mbappé fez um hat-trick de golos e de assistências.
O outro apurado deste grupo também foi descoberto ontem, com o Países Baixos a garantirem o segundo lugar com uma vitória sobre a República da Irlanda (1-0).
Resolvido está também o Grupo I, com a Roménia e a Suíça a confirmarem a participação do Euro2024, deitando por terra as ambições israelitas. Israel estava obrigada a derrotar a Roménia, mas perdeu (1-2), resultado que ainda foi ao encontro dos interesses helvéticos, que nem precisaram de bater o Kosovo (1-1).
No Grupo D, a Croácia derrotou a Letónia (0-2) e aproveitou o empate entre Arménia e País de Gales (1-1) para ascender ao segundo lugar e ficar a depender apenas dela na última jornada. v.s.
Albânia, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Inglaterra, França, Alemanha, Hungria, Portugal, Escócia, Eslováquia, Espanha e Turquia são as restantes equipas que têm presença assegurada no Europeu de 2024.