A Meia Maratona do Porto vai condicionar, este fim de semana, várias ruas na zona da Foz do Douro. Paragens de autocarro e praças de táxi também serão desativadas até ao término da corrida.
Corpo do artigo
A prova, que se prevê que reúna cerca de 12.500 atletas, tem a Avenida Dom Carlos I, junto ao Jardim do Passeio Alegre, como ponto de partida e chegada. Nesse sentido, os preparativos obrigarão a vários condicionamentos, já a partir desta sexta-feira.
Em termos de estacionamento, hoje já não será possível colocar o carro na Rua do Passeio Alegre, numa extensão de, aproximadamente, 44 metros. A partir deste sábado, passará a haver restrições de estacionamento e de trânsito, com corte total de via na Avenida D. Carlos I, na Esplanada do Castelo e na Rua de D. Luís Filipe.
Passando a domingo, dia da corrida, os condicionamentos aumentarão, começando na Avenida de Montevideu e estendendo-se até à Rua de Cadouços. Note que, neste trajeto, há exceções para cargas e descargas, bem como para acesso a garagens, em determinados arruamentos.
Além destes constrangimentos, as paragens para tomada e largada de passageiros afetas à STCP e aos operadores interurbanos, serão destaivadas. O mesmo acontecerá com as praças de táxi localizadas nesses arruamentos.
Todas estas restrições terminam às 13 horas, quando a prova será dada por concluída.
81 nacionalidades em prova
Esta 18.ª Meia Maratona do Porto, promovida pela Runporto, consistirá numa Meia Maratona (21 quilómetros), onde competirão atletas federados e amadores, bem como uma Mini Maratona, aberta a todas as idades, com uma vertente menos competitiva. Ambas as provas têm arranque marcado para as 9 horas de domingo.
Ao todo, a organização prevê a participação de 12.500 atletas, de 81 nacionalidades, onde se destacam os franceses (977 atletas), Espanha (693), Reino Unido (667), Brasil (323) e Alemanha (213).
Para o levantamento obrigatório dos kits, os participantes devem deslocar-se ao Alameda Shopping, entre esta sexta-feira e sábado, das 10 às 23 horas. As inscrições estão esgotadas, mas poderá tentar a sua sorte ao integrar a lista de espera, à qual poderá aceder no site da organização, ou presencialmente, na Loja do Corredor, na Rua de Santa Luzia, 808, no Porto.