O selecionador de futebol, Paulo Bento, considerou que Portugal ficou num "grupo complicado" de qualificação para o Mundial2014 de futebol, mas assume o desejo de marcar presença na fase final a disputar no Brasil.
Corpo do artigo
"É um grupo complicado, mas que nos permite acalentar esse sonho de estar no Mundial de 2014. Temos condições para isso. Mas agora a nossa preocupação está centrada no apuramento para o Euro2012", vincou, após o sorteio, realizado no Rio de Janeiro.
Portugal vai disputar o Grupo F da fase de qualificação juntamente com as seleções da Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo.
"Hoje em dia não existem facilidades. Portugal já teve grupos teoricamente fortes e acabou por não ter tantas dificuldades como em grupos mais acessíveis", avisou.
Paulo Bento centrou a sua atenção nos dois adversários mais perigosos no grupo: "A Rússia é uma equipa sempre forte, também está habituada a estar em fases finais. Há pouco tempo esteve na meia-final do Euro 2008. Não esteve no Mundial2010 porque perdeu no Playoff. Normalmente tem jogadores de qualidade do ponto de vista tático".
"Israel - prosseguiu - está a lutar pelo apuramento para o Euro2012 com a Croácia e Grécia. Serão equipas que nos deverão merecer todo o respeito. Não desconsideramos as outras três equipas com as quais se perdem pontos e se complicam as qualificações".
Ainda assim, Paulo Bento recorda que "a uma distância tão grande do campeonato, com as mudanças que ainda podem surgir, não só em termos de jogadores, mas também de equipa técnica, é muito difícil fazer uma análise muito profunda".
A proximidade cultural e linguística de Portugal com o pais anfitrião do Mundial 2014 também não foi esquecida pela selecionador.
"Portugal, no caso de marcar presença como desejamos, poderá ter o apoio de um país que fala também a sua língua e onde tem nos mais diferentes locais muitos portugueses, e isso poderá ser uma factor importante", concluiu.
