Em destaque no F. C. Porto, Quaresma tem um lugar garantido na pré-convocatória para o Mundial, anunciou o selecionador nacional Paulo Bento. Em entrevista ao Trio d'Ataque, na RTP Informação, o treinador começou por dizer que o jogador "está a ser observado como estão outros", antes de revelar: "Quaresma tem um lugar na pré-convocatória de certeza absoluta".
Corpo do artigo
Paulo Bento também explicou que o incidente protagonizado pelo futebolista no final do desafio com o Nacional não irá pesar na escolha final: "Tomarei a minha decisão por um conjunto de fatores e não por um incidente isolado". Aproveitando a deixa, recordou o caso de indisciplina protagonizado no Euro 2000, quando ainda era jogador. "Isso vai perseguir-me a vida toda, mas não tenho problemas. Um dia depois, estava a pedir desculpa. Oxalá outros tivessem a coragem para o fazer pelos muitos erros que cometeram", disse, sublinhando que não estava a mandar uma indireta a Pinto da Costa.
O selecionador também esclareceu que o caso de Fernando está arrumado, porque não pode representar a seleção, por falta de autorização da FIFA: "Foi sempre uma situação administrativa. Por isso, para mim, não é um tema desportivo". Paulo Bento reforçou a ideia de que nunca irá pedir a um futebolista para se naturalizar e recordou que, em tempos, chegou a pedir a Tiago para voltar à seleção. Mas o médio do Atlético de Madrid recusou e está fora das contas para o Mundial. "Não faz sentido convocar um jogador nesta situação".
A meio da entrevista, disse já ter a pré-convocatória praticamente definida: "Já tenho quase os 30 convocados para enviar à FIFA". Paulo Bento também lembrou que "Nani esteve em dez dos 12 jogos da qualificação", mas não garante a presença do futebolista no Mundial: "Se o tenho completamente decidido, digo-lhe que não".