O selecionador português justificou a convocatória do defesa Miguel Lopes e do médio Custódio para o Euro2012 com o rendimento apresentado pelos dois futebolistas do Sporting de Braga durante a segunda volta da Liga portuguesa.
Corpo do artigo
"O Custódio tem características diferentes de todos os outros médios, talvez seja mais o mais posicional e que até só possa fazer mais uma posição, mas o seu rendimento na segunda volta do campeonato explicam a sua chamada, e o Miguel Lopes, também pela segunda volta, e porque é um lateral como queríamos, que tanto jogasse na lateral direita como na esquerda", afirmou Paulo Bento, na conferência de imprensa.
No anúncio dos 23 convocados, no auditório da Casa da Música, em Óbidos, o técnico elogiou ainda as capacidade de Miguel Lopes no "processo ofensivo", desvalorizando a inexperiência de ambos na seleção nacional, que poderá ser adquirida nos particulares com a Macedónia, a 26 de maio, e a Turquia, a 02 de junho.
"A ideia passa por tentar que todos os jogadores joguem nesses particulares, mas se tivermos em consideração de que o João Pereira não tinha nenhuma internacionalização e jogou com a Dinamarca num encontro em que mal podíamos respirar. Não me parece um problema, até porque o Miguel Lopes já jogou no Rio Ave, no Bétis, teve a possibilidade de estar no Saragoça e acabou por jogar no Braga, e o Custódio, apesar de nunca ter estado connosco, também tem experiência, já jogou no estrangeiro, e nas competições europeias", explicou.
Paulo Bento reafirmou que o médio Hugo Viana, também dos bracarenses, "tem qualidade, fez uma boa época", mas "não cabe" no sistema de jogo da equipa das "quinas".
"Penso que já expliquei essa questão, que já me tinha sido colocada em anteriores convocatórias. Na convocatória final estão presentes cinco médios que estiveram connosco durante todo o processo e juntámos um, o Custódio, com características diferentes de todos os outros.
O selecionador voltou a justificar a chamada do vice-campeão do Mundo de sub-20 Nelson Oliveira, que conta apenas uma internacionalização AA, com as suas "características diferentes".
"Decidimos levar mais um avançado, o Nelson é um jogador com características diferentes, que tem um trajeto nas seleções, e começou a ter o seu espaço no seu clube, que coincidiu com o jogo na Polónia, e decidimos integrá-lo no grupo, porque é um jovem com qualidade, potencial e esperamos que nos seja útil", frisou.
Questionado sobre se o avançado do Benfica poderá ser o futuro avançado da seleção portuguesa, o técnico foi contundente: "Portugal teve, até há bem pouco tempo, o melhor marcador de sempre das seleções, o Pauleta, e continuávamos a dizer que não tínhamos ponta-de-lança".
Os 23 jogadores escolhidos por Paulo Bento vão reunir-se na quarta-feira, às 09:00, no Estádio da Luz, em Lisboa, onde realizam dois treinos durante o pré-estágio de dois dias, que vai decorrer no recinto "encarnado".
Depois, a equipa das "quinas" vai estagiar, de 21 de maio a 1 de junho, em Óbidos, onde vai realizar 15 treinos, quatro deles abertos ao público, intercalados por um dia de folga. Durante esta concentração, os eleitos de Paulo Bento vão testar-se frente à Macedónia, a 26, no Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria, e à Turquia, a 2 de junho, no Estádio da Luz, em Lisboa.
A seleção portuguesa ruma a 04 de junho para Opalenica, na Polónia, onde estabelecerá o seu quartel-general durante o Euro2012, para defrontar a Alemanha (19.45 horas, hora de Portugal Continental) e a Dinamarca (17 horas), a 9 e 13 de junho, respetivamente, em Lviv, e a Holanda (19.45 horas), a 17, em Kharkiv, em jogos do Grupo B, que vai ser disputado na Ucrânia.