O campeão da Europa Pedro Fraga foi sexto na final dos Mundiais de remo em skiff ligeiro (LM1x), competição que decorre em Amesterdão, na Holanda.
Corpo do artigo
Adoentado na chegada aos Mundiais, o olímpico português, que competiu na pista seis, esteve sempre fora de uma prova invariavelmente liderada, com distância razoável, pelas três primeiras pistas, que valeram o pódio para Itália, Alemanha e Suíça, respetivamente ouro, prata e bronze.
Pedro Fraga ainda passou em quarto aos 500 metros, mas, sem referências dos líderes, acabou por cair para sexto, último lugar nesta final, posição que manteve aos 1.000, 1.500 e no final, concluindo com o seu pior registo em Amesterdão, em 7.07,940 minutos, face aos 6.49,920 do novo campeão, o italiano Marcello Miani, que nos Europeus de junho tinha sido prata, atrás do português.
Em 2013, o atleta portuense, único representante luso em Amesterdão, tinha sido quarto na Coreia do Sul.
Portugal vai assim demorar mais de 20 anos a conseguir o seu segundo pódio em Mundiais, uma vez que o único até à data foi conquistado a 17 de setembro de 1994 no quadriscull composto por Luís Ahrens Teixeira, atual presidente da federação, Henrique Baixinho, José Leitão e Luís Fonseca.
Pedro Fraga voltará em 2015 ao olímpico double scull com Nuno Mendes (oitavo em Pequim2008 e quinto em Londres2012), uma vez que o skiff ligeiro não é disciplina do programa do Rio2016.