
Olympiacos venceu o Fenerbahçe
AFP
Os gregos do Olympiacos, treinados pelo português Pedro Martins, ganharam esta quinta-feira aos turcos do Fenerbahçe (3-0), do compatriota Vítor Pereira, enquanto o Spartak Moscovo, de Rui Vitória, somou a primeira vitória na Liga Europa, ante o Nápoles (3-2). Gonçalo Paciência deu vitória ao Eintracht Frankfurt.
Em Istambul, na Turquia, o ex-portista Tiquinho Soares, logo aos seis, e Giorgos Masouras, aos 63 e 68 minutos, garantiram a segunda vitória na 'poule' D em outros tantos encontros para o conjunto grego, que teve o luso Rony Lopes na ficha de jogo.
O emblema do Pireu segue na liderança com seis pontos, mais dois do que os alemães do Eintracht Frankfurt (segundo colocado), que tiveram como protagonista o avançado português Gonçalo Paciência, autor do único golo diante do Antuérpia, na conversão de uma grande penalidade (90+1) já 'fora de horas'.
O ponta de lança formado no F. C. Porto não marcava quase há um ano, na altura em representação do Schalke 04, tendo feito o golo do empate diante do Union Berlim, para a Bundesliga.
A equipa de Vítor Pereira segue em terceiro, com apenas um ponto, e os belgas são últimos, só com derrotas.
Na cidade transalpina de Nápoles, a expulsão do internacional português Mário Rui, aos 30 minutos, acabou por ajudar o emblema moscovita a somar os primeiros três pontos no Grupo C, face aos remates certeiros de Quincy Promes (55 e 90) e Ignatov (81), em resposta ao tento madrugador de Elif Elmas (um) e ao último da autoria de Victor Osimhen (90+1), no Estádio Diego Armando Maradona.
A equipa treinada por Rui Vitória, que também teve um elemento expulso, é agora segundo posicionado, com três pontos, atrás do Legia Varsóvia (seis), dos portugueses Josué - assistiu para o golo vitorioso de Emreli, diante do Leicester (1-0) -, André Martins, Rafael Lopes e do não utilizado Yuri Ribeiro.
O lateral Ricardo Pereira não foi opção para o técnico Brendan Rodgers nos ingleses.
Com o guarda-redes Anthony Lopes na baliza, e depois de uma primeira parte sem golos, um bis do camaronês Toko Ekambi e um outro tento de Aouar abateram o Brondby e deram o triunfo aos franceses do Lyon, líderes no grupo A, seguidos do Sparta Praga, que imperou na receção ao Rangers (1-0).
De resto, os espanhóis da Real Sociedad e os gauleses do Mónaco empataram a um golo no país basco, onde Gelson Martins não saiu do banco no lado monegasco, enquanto, num jogo no mesmo Grupo B, o PSV Eindhoven, sem Bruma em campo, construiu um resultado dilatado em casa dos austríacos do Sturm Graz (4-1).
A terceira ronda da Liga Europa está agendada para 19, 20 e 21 de outubro.
