Pedro Pablo Pichardo tornou-se esta sexta feira campeão do Mundo de triplo salto, em Tóquio, ao registar na sexta e última tentativa a marca dos 17,91 metros. O atleta português junta este ouro ao que foi conquistado em 2022, em Eugene, nos Estados Unidos.
Corpo do artigo
Pedro Pablo Pichardo destronou a concorrència na final do triplo salto e segurou a segunda medalha de ouro para Portugal, após Isaac Nader, na quarta-feira, ter chegado ao lugar mais alto do pódio na distância dos 1500 metros.
Na final, o triplista português assumiu a liderança na segunda chamada, com o registo de 17,55 metros, abdicou do quinto salto e guardou o espetáculo para o fim. Pelo meio, o italiano Dallavalle ainda desafiou ao colocar a fasquia nos 17,64, mas o atleta português foi imune à pressão e voou na última tentativa para os 17,91 metros, que valem a melhor marca da temporada e um feito inédito para o atletismo nacional com o segundo título mundial, a par da conquista em Eugene, nos Estados Unidos, em 2022.
Perante este cenário, o italiano Dallavalle (17,64) teve de se contentar com a prata, num pódio que ficou completo com o cubano Lázaro Martínez (17,49).
De realçar que nesta final não esteve presente o campeão olímpico espanhol Jordan Díaz, que acabou por sair lesionado na qualificação.