Jovem da ABTF-Feirense venceu a segunda etapa do Grande Prémio JN, em Vila Nova de Gaia, e tirou a camisola amarela a Leangel Liñarez. Dia marcado por fuga de 24 corredores, que pode ser decisiva para as contas finais.
Corpo do artigo
Segundo dia e segundo líder no Grande Prémio Jornal de Notícias/Leilosoc, com Pedro Silva (ABTF-Feirense) a amarrar a camisola amarela que pertencia ao venezuelano Leangel Liñarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua). O jovem ciclista de Barcelos, de 23 anos, deu-se bem na brisa da marginal de Vila Nova Gaia e, num selecionado grupo que disputou a etapa, foi o mais forte numa decisão ao sprint.
Pedro Silva superou em cima da linha de meta Tiago Antunes (Efapel) e Tomas Contte (Aviludo/Louletano/ Loulé Concelho), que completaram, respetivamente, o pódio da jornada, numa demonstração de força que lhe valeu a subida de sétimo para primeiro da geral, tendo como rivais mais próximos Tomas Contte, a dois segundos, e Tiago Antunes, a seis.
Além do triunfo do ciclista do conjunto feirense, esta segunda tirada acabou por selecionar um lote de 24 ciclistas que passam a ter reais ambições a poder vencer a corrida, uma vez que a restante concorrência chegou mais de nove minutos depois.
Fuga faz seleção
A jornada começou frenética, com vários ataques e contra-ataques, mas com o pelotão a responder prontamente a todas as tentativas de fuga. Ainda assim, perto dos 50 quilómetros, na aproximação ao primeiro prémio de Montanha do dia, a narrativa da jornada teve uma movimentação decisiva, com 24 corredores a isolarem-se na frente da corrida.
Quase todas as equipas estavam representadas na fuga, e com nomes de peso, o que levou a uma resposta menos vigorosa do pelotão, que foi acumulando prejuízo de tempo, tornando evidente que a escapada iria ter sucesso.
Na parte final, houve vários ataques dentro do grupo, na tentativa de selecionar os candidatos à vitória, mas sem efeitos práticos. Foi ao sprint que a etapa se decidiu e com o maior pulmão de Pedro Silva, que ainda teve tempo para descansar enquanto aguardava pela chegada do anterior líder, Leangel Liñarez, integrado no pelotão, com 9.45 minutos de atraso.