Pepe continua a desmentir o bilhete de identidade e, perto dos 40 anos, é um dos três totalistas de Portugal na prova. Equipa das quinas é a única só com um golo sofrido.
Corpo do artigo
Fernando Santos avisou que, com quatro jogos em 10 dias, ia ter de rodar a equipa das quinas nestes compromissos de final de época na Liga das Nações, mas há três jogadores que têm escapado à gestão e um deles é o mais velho da convocatória. Aos 39 anos, Pepe continua a dar sinais de eterna juventude e, juntamente com Danilo e Cancelo, fez os 90 minutos nas três partidas realizadas por Portugal nos últimos dias, diante de Espanha, Suíça e República Checa, sempre com exibições de alta qualidade.
No jogo de anteontem com os checos, o central do F. C. Porto brilhou outra vez, no dia em que se tornou o terceiro jogador com mais internacionalizações por Portugal (127), em igualdade com Figo, só atrás de Ronaldo (189) e de João Moutinho (146). Se, como é esperado, voltar a ser titular amanhã, na deslocação à Suíça, Pepe isola-se no último degrau do pódio.
O rendimento do setor recuado, no qual apenas a baliza e a lateral esquerda estão a ter mudanças (Diogo Costa alternou com Rui Patrício nas redes; Raphael Guerreiro e Nuno Mendes têm jogado à vez no flanco canhoto), apresenta números excelentes e já se sabe que Portugal vai chegar ao fim da terceira jornada como a melhor defesa nos quatro grupos da Liga A (é a única das 16 seleções com apenas um golo sofrido).
Sem Rúben Dias, lesionado, Fernando Santos mostra total confiança na dupla formada por Pepe e Danilo (Domingos Duarte e David Carmo, os outros centrais convocados, ainda não tiveram direito a um único minuto em campo), e os resultados estão à vista. Com o ataque a carburar e a defesa a não dar baldas, Portugal lidera o Grupo A2, à frente da Espanha e em boa posição para chegar à final-four.
Voltando a Pepe, depois dos problemas musculares sofridos nos últimos meses do ano passado, que foi combatendo com tratamentos alternativos (é um adepto da medicina tradicional chinesa), a parte final da época tem sido de grande fulgor físico (acabará 2021/22 com 42 jogos, se defrontar a Suíça), como que a desmentir o bilhete de identidade.
Em condições normais, o central jogará o quarto Mundial da carreira no outono e o cenário de renovação do contrato com o F. C. Porto, que termina daqui a um ano, quando já estiver a caminho dos 41 de idade, não está posto de parte.
"Sprint" para trás fez furor nas redes sociais
Corria o minuto 60 do jogo entre Portugal e a República Checa, quando, num canto a favor da equipa das quinas, os checos recuperaram a bola e lançaram-se num contra-ataque em superioridade numérica. Cancelo e Rúben Neves tinham três checos para cobrir e Pepe, que havia subido à área contrária para o canto, iniciou um "sprint" para trás que se tornou viral nas redes sociais e fez furor na imprensa internacional.
O central fez mais de 80 metros em 10 segundos e conseguiu fechar uma das linhas de passe do jogador checo que tinha a bola, a ponto de este se decidir por um remate que saiu ao lado da baliza lusa. Veja o vídeo:
1535000400109133839