Portugal somou neste sábado a terceira vitória, em três jogos, na fase de apuramento do Euro2024,com a particularidade de ainda não ter sofrido golos e registar um saldo favorável de 13-0.
Corpo do artigo
Mesmo com alterações no esquema defensivo, em comparação com o tempo de Fernando Santos, a equipa das quinas, sob o comando de Roberto Martínez, tem estado em bom plano também na retaguarda.
Desta feita, após dois jogos com Rui Patrício a titular, Diogo Costa recuperou a defesa da baliza lusa, dando continuidade ao estatuto de inviolabilidade.
Portugal encontra-se, a par da França, como a seleção já com três jogos na fase de apuramento, sem golos sofridos. O registo luso é abrilhantado com uma média de golos obtidos superior a quatro (4,3), dado que antes deste 3-0 à Bósnia-Herzegovina, já goleara o Liechtenstein (4-0) e o Luxemburgo (6-0).
Este é também o melhor arranque de sempre em jogos de qualificação, mundiais incluídos. O anterior registo mais positivo acontecera na campanha de apuramento para o Mundial 2018 (12 golos).
Os 13 golos sem resposta da atual campanha superam o registo da qualificação do Euro2016 (11-5 no final), então só com dois tentos nos primeiros três jogos. No entanto, tudo acabaria com o inédito título luso, conquistado em Paris.