O piloto australiano Mark Webber (Red Bull) venceu, este domingo, o Grande Prémio da Grã-Bretanha, nona prova do Mundial de Fórmula 1, disputada no circuito inglês de Silverstone.
Corpo do artigo
Nesta nona de 20 etapas do calendário, Webber conseguiu o seu segundo triunfo da temporada, como tinha acontecido em Monte Carlo, e celebrou em Silverstone pela segunda vez em três anos.
"Grande dia para nós e grande dia para mim", congratulou-se o australiano através do rádio para a sua "box", após concluir as 52 voltas ao traçado britânico em 1:25.11,288 horas, 3,06 e 4,836 segundos à frente de Alonso e do colega de equipa alemão e bicampeão mundial, Sebastian Vettel.
Alonso manteve-se no comando do Mundial, com 129 pontos, mas Webber já está a escassos 13 de distância, enquanto Vettel tem um défice de 16 pontos face ao companheiro de "scuderia", seguido pelo britânico Lewis Hamilton (McLaren), oito pontos atrasado relativamente ao germânico.
Com as bancadas repletas, cerca de 120 mil espetadores, Alonso arrancou de forma exemplar, numa pista invulgarmente seca, enquanto o britânico Paul di Resta era a primeira "vítima" de vários toques que originaram diversas desistências.
Mais tarde, o venezuelano Pastor Maldonado (Williams) pareceu perder o controlo do seu monolugar e bateu contra o Sauber do desafortunado mexicano Sergio Perez, que teve de desistir.
"Ele não respeita os outros. Eu já estava à frente e ele devia ter dado espaço e, em vez disso, tentou ir aos limites. Não percebo porque ele conduz assim e espero que os juízes façam alguma coisa. Ele pode magoar alguém", lamentou Perez.
Entretanto, Alonso foi à "box" na 17.ª volta e regressou à frente de Webber, mas Hamilton manteve os seus pneus duros e conservou a liderança da corrida numa luta intensa com o espanhol, durante a 19.ª volta.
Na 21.ª passagem pela reta da meta, Alonso finalmente conseguiu o primeiro posto, já que Hamilton teve de ir "refrescar" o seu carro, e Webber voltou ao terceiro lugar.
Com 14 voltas para o final, Alonso viu-se obrigado a montar os pneus mais macios e, consequentemente, menos resistentes ao atrito, enquanto Webber tinha guardado para a parte final o conjunto de "borrachas" mais duro, ultrapassando o asturiano na volta 49, em Brooklands, para se distanciar até ver a bandeira de xadrez.
A 10.ª etapa do Mundial, o GP da Alemanha, disputa-se no fim de semana de 20-22 de julho, em Hockenheim.