
Philipsen venceu ao sprint em Novara (Itália) e é o primeiro líder da Vuelta
Foto: Marco Bertorello /AFP
O belga Jasper Philipsen, da Alpecin-Deceuninck, conquistou em Novara a primeira camisola vermelha da prova, numa etapa em que João Almeida chegou seguro no meio do pelotão, preservando forças para a luta pela geral.
Corpo do artigo
A Volta a Espanha 2025 começou este sábado com uma chegada rápida em Novara, Itália, onde o belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) se impôs ao sprint e conquistou a primeira vitória da prova, vestindo também a camisola vermelha de líder.
O pódio da tirada ficou completo com o britânico Ethan Vernon (Israel-Premier Tech), segundo, e o venezuelano Orluis Aular (Movistar), terceiro.
João Almeida (UAE Emirates) concluiu a etapa integrado no pelotão principal, no 71.º lugar, com o mesmo tempo dos principais rivais, evitando riscos no arranque da corrida.
A tirada de 186,7 quilómetros, entre Turim e Novara, foi marcada pela fuga inicial de seis corredores - entre eles o espanhol Hugo de la Calle (Burgos), último resistente a ser neutralizado já dentro dos 40 quilómetros finais.
O pelotão, controlado pelas equipas dos sprinters, manteve a corrida sob rédea curta e preparou o desfecho em alta velocidade onde Alpecin fez um trabalho exemplar para a vitória autoritária de.Jasper Philipsen.
Este domingo disputa-se a segunda etapa, 159,6 quilómetros entre Alba e Limone Piemonte, já com final em subida. Um teste precoce para os homens da geral, onde Almeida poderá começar a medir forças com Jonas Vingegaard.
