
Peseiro com Pinto da Costa durante a apresentação oficial do treinador
José Coelho/LUSA
O presidente do F. C. Porto, Pinto da Costa, disse, esta quinta-feira, que deposita "total confiança" em José Peseiro. O treinador, apresentado oficialmente esta quinta-feira, é escolha "unânime" da SAD portista, disse.
Pinto da Costa deu, esta quinta-feira, as "boas vindas", em nome pessoal e da SAD do F. C. Porto ao novo treinador. "Uma apresentação que nem era necessária, pois se alguém não o conhecesse, não estaria aqui", disse o líder da SAD portista.
Pinto da Costa disse ter "confiança total" em Peseiro e sublinhou a "unanimidade da escolha" da SAD portista. O presidente portista quis, ainda, "registar o entusiasmo, desde a primeira hora, a vontade e a ambição" de Peseiro em estar com o F. C. Porto.
José Peseiro, em declarações aos jornalistas, após uma intervenção inicial, mostrou que tinha sido primeira e única escolha do F. C. Porto.
"O presidente falou comigo na manhã a seguir ao empate com o Rio Ave", último jogo de Lopetegui no F. C. Porto. "Esta é a verdade. Acreditem se quiserem. Quem me conhece sabe que não minto", disse José Peseiro.
O anúncio da saída de Lopetegui foi conhecido, através dos jornais espanhóis, na quinta-feira ao início da noite. Segundo estas contas, Peseiro foi contactado pelo F. C. Porto ainda antes de Lopetegui ter sido formalmente dispensado.
"Sei da exigência e responsabilidade que é treinar o F. C. Porto, clube que tem dominado o futebol português nos últimos 30 anos", disse Peseiro, na intervenção inicial. "Sei da minha competência, profissionalismo e capacidade como homem", acentuou.
"Sei que tenho jogadores de grande qualidade e que estou num clube que está organizado ao mais alto nível, como provam os resultados dos últimos anos", disse José Peseiro. "Estou aqui para ajudar os meus jogadores a vencer, para ajudar o F. C. Porto a vencer. Foi com esse objetivo que aceitei este desafio", acrescentou.
"Tal como já disse aos jogadores, queremos ser campeões, ganhar a Taça de Portugal e a Liga Europa. Agradeço ao presidente o facto de me ter convidado e tenho a certeza de que não o vou deixar ficar mal", referiu Peseiro, apontando já baterias ao jogo de estreia, em casa com o Marítimo, no domingo: "A próxima etapa é sempre a mais importante. Lanço o desafio aos adeptos, que são o nosso 12.º jogador, de encherem o estádio. Há muita gente que não gosta que o F. C. Porto ganhe e precisamos do apoio deles. Temos de estar mais unidos do que nunca".
José Peseiro admitiu que a mudança imediata que quer levar a cabo no plantel é, sobretudo, "anímica", mas fez questão de se demarcar do estilo de Julen Lopetegui. "Venho com a minha ideia e não tenho de me refugiar nas do treinador anterior. Eu não sou ele. Não digo que seja melhor ou pior, mas sou diferente. Tenho outras ideias e fui contratado para implementá-las", sublinhou.
Questionado sobre eventuais reforços ainda no período de inverno, Peseiro apenas referiu: "Importantes são os jogadores que cá estão e que, por serem bons, aprendem mais depressa".
"Podem estar desconfiados sobre as suas competências, mas sabem o valor que têm e é momento de pensar nas coisas positivas, nas coisas boas, nos seus momentos efusivos e eloquentes para colocar o seu valor em campo", terminou.
Peseiro foi anunciado na terça-feira como novo treinador do F. C. Porto, clube com o qual assinou um contrato válido até 30 de junho de 2017, sucedendo a Lopetegui, que deixou o comando técnico dos "azuis e brancos" a 08 de janeiro.
O técnico natural de Coruche vai orientar o quarto clube do principal escalão nacional, depois das passagens por Nacional, Sporting e Sporting de Braga.
