O australiano Mark (Red Bull) conseguiu este sábado a "pole position" para o Grande Prémio da Grã-Bretanha de Fórmula 1, nona prova do Mundial da especialidade que se realiza no domingo no Circuito de Silverstone, Inglaterra.
Corpo do artigo
O australiano Marc Webber garantiu a segunda "pole position" da temporada, ao bater na qualificação do Grande Prémio de Grã-Bretanha o seu colega da Red Bull, o alemão Sabastien Vettel.
O campeão do Mundo e líder do Mundial falhou a oitava "pole" em nove corridas, sendo novamente batido por Webber, que cumpriu a melhor volta ao circuito de Silverstone em 1.30,339 minutos.
Numa qualificação corrida debaixo de alguma chuva, Vettel ficou a apenas 32 milésimos do australiano, seguido pelos dois Ferraris, conduzidos pelo espanhol Fernando Alonso (1.30,516) e pelo brasileiro Felipe Massa (1.31,124).
O segundo classificado do Mundial, o britânico Jenson Button (McLaren-Mercedes), que está a 77 pontos de Vettel, fez o quinto tempo, com 1.31,898, seguido do surpreendente britânico Paul Di Resta (Force Índia), com 1.21,929.
Os Red Bull mantiveram-se no topo, apesar deste sábado de manhã apenas lhes ter sido permitido utilizar 10% dos gases de escape para efeitos aerodinâmicos no difusor, sendo que o sistema dos motores Renault permitia o uso de 50%.
"As regras parece que mudam a cada sessão. Vamos continuar a correr e tentar manter as regras o mais simples possível desde a partida", pediu Webber, citado pela AP.
Depois de conseguir pela 14.ª vez consecutiva sair da primeira linha, Vettel mostrou-se feliz por a equipa se ter mantido na frente, apesar da polémica.
"Foi um excelente resultado para nós hoje, especialmente com as discussões que tem havido. Ainda estamos no topo", referiu o campeão do Mundo.