Nos instantes finais da Taça da Liga, Taynan, ala do Sporting, entrou em campo, vindo do banco, e cortou uma jogada de perigo do Benfica. Os leões acabariam por vencer os encarnados (4-2). O lance está a gerar bastante polémica e os encarnados deixaram claro que irão pedir a repetição da final.
Corpo do artigo
O Benfica, a partir de um comunicado, fez entender que irá exigir à Federação Portuguesa de Futebol a repetição da Taça da Liga. Em causa está o incidente nos instantes finais do encontro, no qual Taynan saltou do banco de suplentes dos leões e cortou um contra-ataque de potencial perigo dos encarnados, que, aliás, poderia igualar a partida a três bolas. A verdade é que o ala apenas levou amarelo por esta atitude, num duelo que o Sporting venceria por 4-2.
"O Sport Lisboa e Benfica expressa profunda revolta pela arbitragem desta noite na final da Taça da Liga, com sucessivas decisões que lesaram a verdade desportiva, prejudicaram o Benfica e que culminaram num precedente gravíssimo para o futsal nacional", pode ler-se no comunicado divulgado pelos encarnados, acrescentando que: "Dada a gravidade dos acontecimentos vividos nesta noite no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, o Sport Lisboa e Benfica vai até às últimas consequências para que uma inaceitável conduta antidesportiva não passe uma vez mais em claro e que o nível de arbitragem a que hoje assistimos não se repita", expuseram.
"Eu entre fazer o certo e aquilo que está mais perto para ganhar, eu faço o certo", começou por dizer Mário Silva, treinador do Benfica, criticando a postura de Taynan. "É assim que falo para a minha equipa e educo o meus filhos. Temos de nos dedicar à formação e ao saber para sermos bons e melhores e não à chico espertice. Foi isso que me trouxe até aqui. Aquilo que se passou aqui foi uma vergonha. Estamos a falar de um lance, no melhor dérbi do mundo, que está a ser visto em tudo o mundo e nos últimos minutos, quando estamos a perder por um e à procura de marcar, e alguém que não devia sequer pertencer ao futsal, porque quem está capaz de fazer isto não está capaz de pertencer a este desporto, não é por acaso que já esteve 15 jogos castigado…", concluiu.
Entre várias reações ao incidente, destaque para a de Ricardinho, ex-internacional português, que demonstrou estupefação para com o sucedido. "Isto acabou mesmo de acontecer na final da taça da liga entre Benfica vs Sporting!??????", comentou no X.