Os responsáveis das portagens na autoestrada A6 em Elvas (Portugal) suspenderam, este domingo, temporariamente, a cobrança depois da formação de filas de cinco quilómetros causadas pelo regresso a Espanha de adeptos do Real Madrid e do Atlético de Madrid.
Corpo do artigo
Germán López Iglesias, delegado Governo da Extremadura, explicou aos jornalistas que esse foi o único incidente significativo na operação de regresso dos milhares de espanhóis que viajaram até Lisboa para a final da Liga dos Campeões, ganha pelo Real Madrid.
Segundo o responsável, cerca das 02.20 horas as filas naquela via - a principal ligação entre Lisboa e Espanha - eram de cerca de dois quilómetros, tendo-se alargado ao longo da madrugada e chegando a alcançar os cinco quilómetros cerca das 06.45 horas.
As retenções levaram os responsáveis da A6 a suspender, durante cerca de 30 minutos (entre as 06.41 horas e as 07.17 horas) a cobrança de portagens naquele ponto.
López Iglesias destacou que durante a operação montada para a viagem dos adeptos a Lisboa e posteriormente para o regresso a Espanha não se registaram grandes incidentes, com exceção de um choque entre dois grupos de adeptos numa gasolineira na zona de Almaraz (Cáceres).
Saudando a atuação dos adeptos e felicitando as autoridades pelo trabalho realizado nos últimos dias, López Iglesias destacou o facto de tudo "correr bem" até ao momento.
Na A5 espanhola, usada por quem sai da A6 portuguesa para fazer a ligação a Madrid, a situação tem sido de absoluta normalidade, antecipando-se eventuais retenções nas entradas na capital espanhola durante o final da tarde.
Centenas de agentes continuam envolvidos na operação para garantir a segurança rodoviária no regresso dos adeptos a Madrid.
Estima-se que mais de 15 mil veículos tenham viajado até Lisboa, entre os quais mais de 800 autocarros.