Acções da SAD portista foram as únicas do futebol a valorizar em bolsa desde Agosto de 2008.
Corpo do artigo
O Futebol Clube do Porto sagrou-se no domingo campeão nacional de futebol, a três jornadas do fim da competição, e na época 2008/2009 a SAD azul e branca também bateu a concorrência em bolsa.
Desde que começou a época que agora está prestes a terminar, já com desfecho conhecido, pelo menos, no que toca ao vencedor, a SAD portista foi a única que conseguiu ganhar valor. Desde a primeira jornada do campeonato, a 28 de Agosto, o Porto valorizou em bolsa três por cento.
Já os rivais, as SAD benfiquista e sportinguista, não conseguiram evitar que o domínio do Porto se estendesse desde os campos para o mercado de capitais, e enquanto o clube encarnado recuou 13,4 por cento desde a primeira jornada, o Sporting perdeu mais de 30 por cento (31,1 por cento) até à sessão de hoje, a primeira a decorrer já com o título de campeão entregue.
Nem a paragem de Inverno do campeonato ajudou os clubes de Lisboa a ganharem balanço para o resto das épocas futebolística e bolsista, com a SAD da Luz a cair 17 por cento desde a primeira sessão do ano, enquanto o Sporting baixou 10 por cento em 2009, contra uma queda de 0,7 por cento registada no período pela cotada do Porto.
Nas últimas duas semanas, os dados bolsistas demonstraram pouca apetência dos investidores pelos títulos desportivos: a SAD do Porto regrediu 3,5 por cento, a do Benfica caiu 4 por cento e a do Sporting recuou 2,4 por cento.
Na sessão de hoje, as acções da SAD azul e branca estão a recuar 0,7 por cento, para 1,39 euros, apesar de o clube ser tetracampeão.
Também pelas 11:20, a SAD do Benfica mantinha-se estável face à cotação de sexta-feira (1,85 euros), enquanto o Sporting avançava 3,4 por cento, para 1,22 euros, com o segundo lugar do campeonato assegurado.