A seleção nacional de andebol venceu, esta quinta-feira, a Roménia, por 37-30, na primeira jornada da fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2026. Portugal ainda sofreu no Pavilhão Municipal de Santo Tirso, mas acordou a tempo de dar a volta ao resultado.
Corpo do artigo
Depois do sétimo lugar conquistado na fase final do Europeu deste ano, a equipa das quinas tem algum favoritismo no Grupo 8 - do qual também fazem parte Polónia e Israel -, mas a verdade é que a formação treinada por Paulo Jorge Pereira demorou a entrar no encontro.
A Roménia estava muito agressiva a defender e bastante eficaz no ataque, dominando, quase por completo, a primeira parte. A apostar quase sempre no sete contra seis no ataque, os romenos também beneficiaram de vários erros dos portugueses no momento ofensivo e chegaram ao intervalo a vencer por quatro golos de diferença (12-16).
A missão lusa complicava-se, mas a resposta no segundo tempo foi eficaz, com Portugal a passar pela primeira vez para a frente do marcador aos 21-20, não voltando, depois, a olhar para trás.
A seleção foi fazendo crescer a vantagem, aproveitando na perfeição os contra-ataques que teve, e acabou por garantir a vitória por 37-30, com destaque para os 11 golos de Luís Frade, o melhor marcador do encontro.